Alunos da sexta série do Colégio Salesiano Dom Bosco participam de sessão simulada do projeto “Câmara Jovem”


Visualize fotos

Oitenta alunos da sexta série do Colégio Salesiano Dom Bosco, localizado no bairro Santa Catarina, participaram na manhã desta terça-feira (22), no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo, de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem” da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos apresentaram projetos, moções e indicações e elegeram os vereadores para a sessão simulada. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram temas como normas para a diminuição da poluição no município e melhorias no transporte público. A Mesa Diretora foi composta por Juliana Cristina de Rossi (presidente), Hussein Latif (primeiro secretário), e Guilherme Avalca (segundo secretário). Foram discutidos três projetos de lei e três requerimentos.
Os vereadores Adelino Leal (PT) e Paulo Chocolate (PSC) estiveram presentes e utilizaram a palavra para agradecer a participação dos alunos, falar sobre a qualidade do debate e dos projetos apresentados e entregar os certificados de participação.
Chocolate parabenizou os alunos pela participação e discussão dos projetos. “Quero parabenizá-los pela qualidade da discussão dos projetos, pois é dessa maneira que se começa, para quem sabe um dia vocês estarem atuando como vereadores titulares, legislando por uma cidade maravilhosa como Americana”, afirmou.
Leal afirmou que o projeto leva os alunos à prática da democracia. “Gostaria de ressaltar o debate que estão fazendo sobre a educação pública. Cada um de vocês tem um objetivo na vida, querem ser médicos, dentistas, engenheiros ou cientistas, porém, nenhum de vocês chega a esse objetivo sem primeiro ter passado por um professor”, avaliou o parlamentar.
Poluição
Foi aprovado por unanimidade o projeto de lei, de autoria dos alunos Gustavo Furlan Ambrozini e Letícia Menegatti Calegari, que dispõe sobre providências para a contenção da poluição no município de Americana. O projeto estabelece ações obrigatórias para a população, que envolvem a diminuição da quantidade diária de lixo residencial, a economia de água tratada usada nas residências e a diminuição da circulação de automóveis na área urbana.
Transporte público
Foi rejeitado pelos vereadores mirins o projeto de lei de autoria da vereadora mirim Juliana Cristina de Rossi que regulamenta a qualidade dos transportes públicos, através da renovação das frotas de ônibus após dez anos de uso.
Acessibilidade
Foi aprovado o projeto de lei, de autoria da vereadora Brehna Bazanella, que determinada que empresas de transporte público do município equipem 30% da frota de ônibus com adaptações necessárias para o transporte de pessoas com deficiência.
Requerimentos
Três requerimentos foram discutidos e aprovados durante a sessão simulada: um pede informações ao secretário municipal de Educação sobre as providências para melhorias na educação pública municipal; outro solicita informações sobre o combate à violência no município; e outro pede informações ao Poder Executivo sobre as providências para a melhoria da qualidade da saúde pública municipal.
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional no qual seus participantes atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Texto e foto: Beatriz Chiarelli
Assessoria de Comunicação