Grupo “Flor de Maio” participa de sessão simulada do projeto “Câmara Melhor Idade”


Visualize fotos

Vinte integrantes do grupo “Flor de Maio” participaram nesta segunda-feira (28) no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Melhor Idade” da Câmara Municipal de Americana.
Durante a sessão simulada, os vereadores da melhor idade debateram projetos de lei, requerimentos, moções e indicações. As propostas foram elaboradas na etapa anterior do projeto, em que reuniões são realizadas na sede dos grupos para apresentação dos trabalhos do Legislativo. A Mesa Diretora foi composta por Maria José Mendes de Oliveira (presidente), Luzetyl Gennari (primeira secretária) e Jeanette Borsatto (segunda secretária). Foram discutidos dois projetos de lei e cinco requerimentos.
Os vereadores Adelino Leal (PT), Celso Zoppi (PT) e Reinaldo Chiconi (PMDB) estiveram presentes e utilizaram a palavra para agradecer a participação do grupo, falar sobre a qualidade do debate e dos projetos apresentados e entregar os certificados de participação. “Quero parabenizá-los pelo desenvolvimento dos projetos, e dizer que me coloco à serviço da coletividade, da população, atendendo a todos que nos procuram. Tenho um carinho especial por vocês, pois já nos conhecemos há vários anos, não só através da vida política”, disse Zoppi.
Leal parabenizou o grupo pelas discussões e participação no projeto. “Quando se trata do idoso, e de políticas públicas voltadas à melhor idade, precisamos pensar em todos e cobrar, tanto do Poder Executivo quanto do Legislativo, ações que os amparem”, afirmou.
Chiconi falou sobre a importância das reivindicações apresentadas pelo grupo. “É uma alegria muito grande recebê-los nesta Casa, podendo falar com pessoas tão experientes, que podem oferecer muito aos vereadores. Nós aprendemos muito ouvindo essas discussões, suas sugestões e reivindicações”, apontou.
Estatuto do idoso
Foi aprovado por unanimidade o projeto de lei, de autoria da vereadora Maria José Mendes de Oliveira, dispõe sobre a criação o projeto “Conheça o Estatuto do Idoso”, que tem como objetivo de divulgar aos grupos de melhor idade do município de Americana os direitos e deveres dos idosos estabelecido no Estatuto do Idoso.
Faculdade da Melhor Idade de Americana
Outro projeto de lei apresentado e aprovado por unanimidade, de autoria da vereadora Maristella Nardine Wanderley, cria a Faculdade da Melhor Idade de Americana. De acordo com a proposta, a faculdade seria gratuita e destinada à população com idade mínima de 60 anos, independentemente do nível de escolaridade anterior, oferecendo os cursos de Orientação Nutricional e de Saúde, Técnicas Modernas de Comunicação, Educação para a Cidadania e Educação Física.
Requerimentos
Cinco requerimentos foram discutidos e aprovados durante a sessão ordinária: um solicita informações sobre a aplicação do inciso VI do artigo 188 da Lei Orgânica de Americana; outro pede informações sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192); outro requer informações ao secretário municipal de Transportes sobre as paradas de ônibus nos pontos da cidade; outro questiona a aquisição de ônibus para os grupos de Melhor Idade de Americana; e o último solicita informações ao Poder Executivo sobre a disponibilidade de um local para reuniões do grupo Melhor Idade “Flor de Maio”.
O projeto
O “Câmara Melhor Idade” é um projeto educacional no qual seus participantes atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Texto e foto: Beatriz Chiarelli
Assessoria de Comunicação