Os vereadores Diego De Nadai (PPS) e Jonas Santarosa (PT) se reuniram, na tarde de hoje (01/06), com o promotor do Meio Ambiente, Oriel da Rocha Queiroz, para tomarem conhecimento dos prazos e andamentos dos Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) e acordos judiciais feitos com as cidades responsáveis pela poluição do Ribeirão Quilombo e da Represa do Salto Grande. De Nadai e Santarosa são, respectivamente, presidente e relator da Comissão Especial de Estudos (CEE) da Câmara Municipal de Americana, criada para a recuperação dos mananciais.
A análise dos documentos servirá para a CEE acompanhar e cobrar a construção de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) das cidades da região. De acordo com os vereadores, o promotor disponibilizou os processos e documentos e enalteceu o trabalho da comissão juntamente com o Ministério Público.
“A parceria política entre a Câmara e o Ministério Público irá fazer com que os trabalhos da CEE sejam proveitosos e resultem na despoluição do Ribeirão e da Represa”, afirma De Nadai. Para Santarosa, “o apoio do promotor é importante, pois dá mais energia e suporte ao trabalho da CEE”.
Fehidro aprova verba para elaboração de Plano Diretor da Represa
O Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) aprovou liberação de R$ 105 mil para a elaboração de Plano Diretor voltado à despoluição da Bacia da Represa do Salto Grande. A verba foi solicitada após workshop realizado pela CEE, no ano passado.
O DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica), responsável pela verba, deverá contratar uma empresa para elaboração do plano. “O DAEE já abriu licitação para contratação da empresa que desenvolverá o plano”, explica De Nadai, destacando que o trabalho para elaboração do plano diretor também teve início na legislatura passada.
Publicado por: Assessoria de Comunicação