Câmara entrega medalhas “Ayrton Senna” em sessão solene


Visualize fotos

A Câmara Municipal de Americana entrega nesta sexta-feira (24), em sessão solene, medalhas de mérito “Ayrton Senna” a homenageados que atuam na área do esporte em Americana. A TV Câmara transmitirá o evento ao vivo, pelos canais 4 da Net Digital e 96 da Net convencional.
Serão homenageados: Flamengo Futebol Clube e Sérgio Ceotto – Serjão, por decretos legislativos de autoria do vereador Capitão Crivelari (PSD); Eduardo da Silva Místico, Fabrício Rodrigues e Rogério Alves, de autoria da vereadora Divina Bertalia (PDT); Carlos Newton Sasamoto Nagai, Irani Milani, José Antonio Rodrigues - Zé Pulga e Sidney Maurício Tempesta – Pernilongo, de autoria do vereador Odair Dias (PV); e Edson Catarino dos Santos, de autoria do vereador Thiago Brochi (PSDB).
A medalha “Ayrton Senna” foi instituída em 2002 na Câmara Municipal, através de decreto legislativo de autoria do então vereador Diego de Nadai. O objetivo é congratular e homenagear a pessoas, equipes, clubes, empresas e qualquer entidade de Americana que tenham se destacado em competições esportivas oficiais e de grande relevância e no desenvolvimento do esporte do município.
Homenageados
Carlos Newton Sasamoto Nagai
Carlos Newton Sasamoto Nagai é filho de Yoshiro Nagai e Hiroko Sasamoto Nagai e pai de Laís Rosa Nagai. Nasceu em São Paulo, capital, no dia 18 de fevereiro de 1970. Aos 10 anos, iniciou a carreira como atleta no judô após dois anos praticando a modalidade começou a freqüentar aulas de karatê.
Antes de atingir os 18 anos recebeu a primeira convocação para a seleção mineira adulta de karatê. Até então, já havia conquistado mais quatro títulos mineiros adultos, três individuais e um em equipes. No primeiro ano, representando a cidade, Nagai, conquistou a medalha de ouro nos jogos regionais, abertos e campeonato paulista.
Durante os anos seguintes às conquistas nacionais foram se acumulando. Totalizaram-se em seis medalhas de ouro em jogos regionais, três medalhas de ouro, dois de prata e uma de bronze em jogos abertos e quatro campeonatos paulistas individuais..
Eduardo da Silva Místico
Eduardo da Silva Místico, natural de Bragança Paulista, mudou-se para nosso município em 1994. Em Janeiro de 2010, durante a etapa inicial do 1º Circuito Nacional promovido pela Federação Brasileira de Bumerangue, o esportista participou do evento como mesário, seu interesse era conhecer os trâmites do esporte durante um campeonato.
No início de 2011, mesmo com pouco tempo de prática, o bumeranguista já era considerado uma revelação por atletas experientes e de alto nível. No 2° Circuito Nacional de Bumerangue, Eduardo se consagra como o nº 1 no Ranking Brasil, tornando-se recordista brasileiro nas modalidades Fast Catch Indoor e Enduro Indoor.
Eduardo foi convidado para disputar o Campeonato Americano de Bumerangue de 2011, que aconteceu em Ohio. O atleta revelou grande capacidade técnica, concluindo o campeonato em 15º lugar entre os 44 participantes, ficando a frente de vários jogadores com vasta experiência em campeonatos internacionais.
Edson Catarino dos Santos
Edson Catarino dos Santos, nasceu em Americana/SP, no dia 20 de agosto de 1970. Iniciou a prática de judô em 1980, ainda com 9 anos de idade e foi no ano de 1984 que conquistou sua primeira medalha (bronze) oficial nos Joguinhos Abertos em Americana. Desde então conquistou muitas medalhas e títulos sempre levando o nome do município de Americana.
Como atleta foi campeão jogos Regionais em Indaiatuba; Campeão Regional de Judô na Categoria Senior Leve; Campeão Paulista do Inteior ; 2º lugar nos Jogos Abertos do Interior; 3º lugar no Campeonato Brasileiro Máster e 2º lugar nos jogos abertos do interior.
Fabrício Rodrigues
Desde 2004, o homenageado ocupa a posição de Diretor de Esportes da Federação Paulista de Peteca. Como atleta obteve importantes conquistas, como: Vice-Campeão do Campeonato Brasileiro de 2009.
Nos anos de 2004, 2008 e 2010; Tricampeão Paulista na categoria sênior masculina; Foi por seis vezes Vice-Campeão Paulista (1998, 1999, 2000, 2002, 2003, 2004); Conquistou a medalha de bronze, no Campeonato Estadual de 2001;Em 1995, 2005 e 2007 ficou na quarta posição do Campeonato Paulista.
Flamengo Futebol Clube
O Flamengo Fuebol Clube,foi fundado em 05 de Janeiro de 1958 e conta hoje com 1.410 associados titulares, agregando os dependentes chega a um total de 4.936 sócios.
Sua Sede Social está localizada na rua Jaime Gabriel dos Santos. Suas principais atividades, vão além de um Clube como academias, sauna, campeonatos de bocha, peteca e mini campo que levou o nome de Americana no Campeonato Paulista
O clube investe em mão de obra qualificada, oferecendo ao associado segurança, tranqüilidade e entretenimento, proporcionando águas tratadas em suas piscinas, saunas e bebedouros, com equipamentos de primeira geração além da tranquilidade e respeito aos freqüentadores do local
Irani Milani
Irani Milani, nasceu no dia 08 de abril de 1953, na cidade de Americana, filha de Palmiro Milani e de Zélia Calheiro Milani. Iniciou na atividade esportiva aos 12 anos de idade, incentivada pelo Professor de Educação Física, Lauri Rechinelli.
Irani disputou várias competições, entre as conquistas, foi a maior recordista na Federação Paulista em 1970 (17 recordes ao todo), foi 32 vezes campeã dos Jogos Regionais, duas vezes campeã e vice dos Jogos Universitários, Vice-campeã sul-americana na Colômbia e na Argentina (lançamento do dardo).
José Antonio Rodrigues
José Antonio Rodrigues, nasceu no dia 09 de Junho de 1939, na cidade de Americana, filho de Antonio Rodrigues e de Sebastiana Lopes Rodrigues.
Iniciou na atividade esportiva de futebol de campo ainda nas décadas de 60, dirigindo o time do São Domingos, quando começou a ser reconhecido pelo bom desempenho da equipe nos campeonatos da cidade. Conquistou seu primeiro título em 1969, com a categoria dente de leite no Campeonato Topo Giggio.
Entre várias conquistas, vale a pena relembrar a medalha de ouro do cinqüentenário dos Jogos Abertos do Interior, maior competição esportiva amadora do país, em 1985 na cidade de Santo André.
Rogério Alves
Nascido em Americana no dia 11 de Novembro de 1971. Rogério estreou no aeromodelismo com apenas 14 anos, quando ganhou seu primeiro aeromodelo da categoria Vôo Circular Controlado (VCC), a qual abraçou com paixão, dedicando-se a obtenção de elevado padrão de competitividade, sendo também uma opção de lazer no seu dia a dia.
Embora tenha iniciado a prática do aeromodelismo na adolescência, o esportista começou a competir apenas em 2003 e conquistou o terceiro lugar no Campeonato do Interior Paulista de Aeromodelismo da categoria, realizado em cinco etapas em municípios paulistas e em algumas cidades de outros estados.
Sérgio Ceotto
Sergio Ceotto nasceu no dia 15 de fevereiro de 1933, no Distrito de Souzas, região de Campinas. Filho de imigrantes Italianos Guerino e Herminia Zanatta Ceotto.
Em 1954, representou Americana e foi Campeão de levantamento de peso, “Alterofilismo”, disputado pelo Clube de Regatas de Campionas.Seu título de campeão, trouxe com ele muitos adeptos, e começou em l955, a dar aulas de musculação e treinamento, implantando em nossa cidade a primeira academia de musculação.
Cecatto ministrava aulas no Rio Branco Esporte Clube, formando atletas amadores, com salas improvisadas e espaço por ele mesmo construído, com tambores e materiais ganhos por incentivadores. Sempre voltado ao alterofilismo, procurava aperfeiçoar seus conhecimentos, fazendo musculação, jiu jitsu, luta livre e levantamento de peso.
No bairro Carioba, formou grandes atletas, incentivando-os a prática de alterofilismo, com respeito ao próximo e qualidade de vida.
Sidney Maurício Tempesta
Sidney Maurício Tempesta, conhecido como “Pernilongo”, nasceu em Americana/SP, no dia 5 de setembro de 1973. Conheceu a capoeira em 1985 em uma roda de rua em Americana e começou a treinar com o Mestre Carlos, da Associação Filhos da Terra.
Em 1998 realizou a primeira edição dos jogos paulistas da Abadá-Capoeira, com participação de mais de 30 cidades do Estado e com curso de Mestre Camisa. No ano de 2000 fundou o Centro Cultural Abadá-Capoeira, uma sede própria, especialmente para a prática de Capoeira. Faz ainda um trabalho junto com a Faculdade de Americana – FAM,de projetos sociais e eventos.
Nathália Ravara – MTB 61.654/SP
Assessoria de Comunicação