A Câmara Municipal de Americana entrega nesta sexta-feira (23), em sessão solene, o título de cidadão americanense ao senhor Miguel Alfredo Malufe Neto, pelos relevantes serviços prestados ao município. A homenagem foi motivada por projeto de Decreto Legislativo de autoria do vereador Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), aprovado por unanimidade.
A solenidade acontece no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo, a partir das 19h30, e é aberta ao público. A TV Câmara transmite ao vivo, pelos canais 4 da NET Digital e 96 da NET convencional.
Biografia
Nascido em Pederneiras aos 13 de abril de 1942, filho de Sahid Maluf e Nagiba Maria Rizék Maluf, Miguel Alfredo Malufe Neto mudou-se para Americana em 1957. Prestou Serviço Militar em Campinas, no Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR), desligando-se como Oficial 2º. Tenente da reserva.
Malufe tem três filhos com Sonia Maria Martins: Gustavo, Guilherme e Gabriela Martins Malufe, todos advogados; tem ainda uma neta e três netos: Malena e Arthur, filhos de Gustavo e Daniela; e Henrique e Eduardo, filhos de Guilherme e Fernanda. Atualmente é casado com Helena Lucia Ponzio Franco Malufe. Advogado e sócio do escritório Malufe Neto Advogados Associados, é o responsável pelo departamento de Direito Empresarial, Civil e Tributário. Foi formado em 1964 pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com especialidade em Direito Civil e Direito Comercial pela Universidade de São Paulo em 1967.
Mestre em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, com título obtido em 1978, membro titular do Instituto dos Advogados de São Paulo e ex-professor de Direito Comercial nos cursos de Bacharelado e de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Foi responsável pelas reedições e atualizações da obra Curso de Direito Constitucional, de Sahid Maluf, até o ano de 1987 e responsável pelas reedições e atualizações da obra Teoria Geral do Estado, de Sahid Maluf, foi Presidente da 48ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (Americana) nas gestões de 1982/1983, 1984/1985 e 1986/1987 e membro do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção de São Paulo, nas gestões 1998/2000 e 2001/2003.
Foi presidente da Comissão de Assistência Judiciária da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção de São Paulo, na gestão 2001/2003. É integrante do corpo de árbitros da Câmara de Arbitragem Empresarial de São Paulo – SP Arbitral.
Com seu pai Sahid Maluf ajudou a fundar a Associação dos Advogados de Americana, ocupando o cargo de Secretário na primeira diretoria eleita.
Formado pela PUC em Campinas, sempre advogou na cidade de Americana. Seu escritório aqui em Americana, fundado por seu pai está prestes a comemorar 55 anos. Miguel desde a fundação trabalhou com seu pai, como auxiliar, estagiário e posteriormente como advogado. Estará comemorando proximamente 50 anos de formado e exercício da advocacia, nunca interrompida, todos esses anos em Americana.
Homenagens
O título de Cidadão Americanense é entregue às pessoas nascidas em outras cidades e o de Cidadão Emérito é conferido àquelas nascidas no município. Em ambos os casos, os homenageados são pessoas que prestaram serviços públicos relevantes à cidade.
Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Americana