Zoppi propõe moção de apelo para aprovação de jornada de trabalho de 30 horas para fonoaudiólogos


Visualize fotos

O vereador Celso Zoppi (PT) protocolou na terça-feira (27) na secretaria da Câmara Municipal de Americana uma moção de apelo ao Senado para a aprovação do PLC 119/2010, que dispõe sobre a jornada de trabalho de 30 horas para fonoaudiólogos.
Segundo o parlamentar, o projeto visa regulamentar a jornada de 30 horas que implica em grande sofrimento devido ao constante estresse e desgaste mental a que os profissionais são submetidos. “O projeto tem como objetivo melhorar a qualidade de trabalho dos profissionais da saúde, resultando em melhor atenção e atendimento à população que busca os hospitais e clínicas”, afirma.
Zoppi explica ainda que a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e as instâncias do controle social no Brasil, por meio dos conselheiros e conferências de saúde nas esferas nacional, estadual e municipal, têm deliberado e recomendado 30 horas de jornada de trabalho adequada para os profissionais de saúde, com consequência favorável aos usuários dos serviços públicos ou privados.
Na moção, o vereador ressalta que os profissionais da área entraram em contato com o Senado Federal para buscar apoio à reivindicação. “A categoria profissional em questão vem há muito tempo se mobilizando para sensibilizar os Senadores da urgência da votação do projeto”, conclui Zoppi.
A moção será discutida e votada pelos vereadores durante a sessão ordinária desta quinta-feira (28) e, após aprovada, será encaminhada ao presidente do Senado e aos líderes de bancadas que decidem os projetos que serão discutidos.
Nathália Ravara – MTB 61.654/SP
Assessoria de Comunicação