O vereador Odair Dias (PV) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um projeto de lei em que propõe que o Poder Executivo municipal compre apenas produtos e subprodutos têxteis de origem nacional.
De acordo com o parlamentar, o objetivo é incentivar a produção têxtil nacional e favorecer o crescimento econômico do setor, já que Americana é o principal polo têxtil da América Latina. “Não podemos abrir mão do patrimônio de grande valor construído pelo setor têxtil e de confecção no município de Americana. Não podemos, de maneira unilateral e ingênua, entregar esse mercado para países da Ásia, que com seus incentivos e subsídios de toda ordem, sequestram empregos dos trabalhadores brasileiros”, afirma Odair Dias na justificativa.
Segundo a propositura, todas as compras de produtos ou subprodutos têxteis efetuadas pelo poder público municipal devem respeitar a origem nacional destes itens. O parlamentar lembra que o setor têxtil tem acumulado prejuízo nos últimos anos, em virtude da concorrência com produtos asiáticos, de preço reduzido.
“Este grave problema foi potencializado pelo fato de o câmbio sobrevalorizado ter chegado a um nível insustentável, aumentando assim os conhecidos e danosos efeitos do custo Brasil. Constitui-se, assim, um conjunto de fatores que ameaça o País com um processo de desindustrialização. Precisamos integrar esforços no importante objetivo comum e permanente a todos os brasileiros: mais empregos, unindo e promovendo social e economicamente o capital e o trabalho, pelo crescimento do Brasil”, acrescenta.
O projeto será encaminhado às comissões permanentes e, não havendo impedimento legal para sua tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante sessão ordinária.
Maurício Vargas – MTV 46.948/SP
Assessoria de Comunicação