FAM recebe prêmio de cidadania “Trote Solidário” em sessão solene


Visualize fotos

A Câmara Municipal de Americana realizou na sexta-feira (30) a entrega do Prêmio de Cidadania “Trote Solidário”, oferecido anualmente pela casa e motivado por um projeto de decreto legislativo do vereador Capitão Crivelari (PSD). Duas instituições de ensino se inscreveram e desenvolveram projetos sociais envolvendo os alunos veteranos e calouros, em uma ação que substituiu a violência do chamado trote por ações de conscientização sobre o consumo de bebidas alcoólicas e o trânsito.
Participaram da solenidade os vereadores Adelino Leal (PT) e Capitão Crivelari, a gerente de desenvolvimento do Instituto Cidadania Plena (ICP), Lilian Oliveira Rodrigues, e representantes das instituições de ensino inscritas. Durante a sessão, foram apresentados vídeos com destaques dos trabalhos desenvolvidos pelas instituições de ensino.
A vencedora do prêmio foi a Faculdade de Americana (FAM), que desenvolveu com os alunos o projeto “Curto minha vida com prudência – Educação, cidadania e trânsito”. A campanha teve como objetivo mostrar as consequências da direção imprudente e desenvolver o exercício da cidadania no trânsito. Para isso, a FAM e o ICP realizaram quatro dias de atividades que contaram com intervenções de expressão corporal, envolvendo alunos calouros e veteranos, com uma palestra sobre direção defensiva ministrada pelo Corpo de Bombeiros de Americana, um teatro encenado pela Troupe Trotte e ainda sorte de brindes alusivos ao tema.
Karina Mometti, gerente de comunicação e marketing da FAM, afirmou que o Trote Solidário é uma etapa de uma série de trabalhos desenvolvidos com os estudantes na instituição. “No momento de entrada do estudante na universidade, ele está aberto a tudo. Assim, quanto mais informação for passada a ele, ele consegue interagir e participar desse todo. Fizemos esse trabalho inicial, portanto, e já temos atividades programadas para o segundo semestre, tratando do assunto nas particularidades de cada profissão. São com pequenas ações que conseguimos chegar a um objetivo maior”, disse.
Vereadores
O vereador Capitão Crivelari, autor do projeto que motivou a criação do prêmio, enfatizou que as instituições alcançaram o objetivo proposto pelo trote solidário: proporcionar uma recepção saudável aos calouros. “Eu, que vim da origem militar, sei bem como pode ser um trote violento. E vivenciamos ocorrências violentas, com grande repercussão na mídia. Portanto, é nosso dever premiar os trabalhos que buscam a cidadania, a interação, que trazem o bem comum. Vocês estão de parabéns”, afirmou.
O vereador Adelino Leal utilizou a palavra para parabenizar as instituições de ensino e os alunos pelo trabalho realizado. “Quando se trata de educação no trânsito, partindo de jovens como são os estudantes universitários, o resultado será sempre positivo, pois são eles que devem dar o exemplo. As duas instituições estão de parabéns pelo trabalho realizado”, discursou.
Prêmio de Cidadania “Trote Solidário”
O Prêmio de Cidadania “Trote Solidário” foi criado por meio do projeto de Decreto Legislativo nº. 7/2009, de autoria do vereador Capitão Crivelari aprovado em março de 2009. “O objetivo é reduzir cada vez mais a violência aos alunos ingressantes e estimular a cidadania”, explicou Crivelari.
O prêmio é concedido aos cursos de nível superior e aos Centros Acadêmicos das Faculdades e Universidades de Americana que se destacarem na organização de recepções aos calouros, estimulando o exercício da cidadania, a preservação ambiental e a participação comunitária.
Texto e foto: Maurício Vargas – MTB 46.948/SP
Assessoria de Comunicação