Oitenta e três alunos da quinta série da EE “Profª Maura Arruda Guidolin”, do bairro Campo Limpo, participaram nos períodos da manhã e tarde desta terça-feira (17), no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo, de sessões simuladas do projeto educacional “Câmara Jovem”, da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos apresentaram projetos, moções e indicações e elegeram os vereadores para a sessão simulada. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram temas escolhidos em sala.
No período da manhã, a Mesa Diretora foi composta por Ricardo Nunes Colleti (presidente), Amanda Batistella de Oliveira (primeira secretária), e Jéssica Martins Guedes Rasso (segunda secretária). Já no período da tarde, compuseram a Mesa Diretora Leonardo Henrique da Silva Machado (presidente), Samira Brito de Souza (primeira secretária) e Sâmara Brito de Souza (segunda secretária). Foram discutidos cinco projetos de lei e cinco requerimentos.
Projetos socioeducativos
Entre os projetos discutidos, foi aprovado por unanimidade nas duas sessões, de autoria dos vereadores Leonardo Henrique da Silva Machado e Milena Albanez de Souza, o projeto de lei que cria a campanha “Cidade Limpa” no município. Com o objetivo de conscientizar a população sobre o descarte de lixo, o projeto prevê que a secretaria municipal de Meio Ambiente fará cursos de educação ambiental nas escolas e nos centros comunitários dos bairros.
Outro projeto apresentado e aprovado por unanimidade pelos vereadores mirins, de autoria do aluno Cristian dos Santos, cria o projeto “Caminhão da Cultura”, com o objetivo de implementar ações culturais e atrações artísticas levadas aos bairros da cidade.
Requerimentos
Cinco requerimentos foram discutidos e aprovados durante as sessões simuladas: um solicita informações do Poder Executivo sobre o trânsito na Avenida São Vito, no bairro Campo Limpo; outro solicita informações sobre os sanitários da área de lazer localizada na Rua João Sacarazatono, no bairro São Luiz; outro solicita informações do Poder Executivo sobre a fiscalização de comerciantes que vendem animais no Mercado Municipal; outro solicita informações sobre as capivaras que habitam as margens do Ribeirão Quilombo, na Avenida Bandeirantes; e o último solicita informações ao juiz eleitoral municipal sobre as eleições municipais do ano de 2012.
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional no qual seus participantes atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Texto e foto: Beatriz Chiarelli
Assessoria de Comunicação