Câmara entrega títulos de cidadania a Maria Brás Conte e Matias Mariano


A Câmara Municipal de Americana entrega nesta quarta-feira (16), em sessão solene, o título de cidadã americanense a Maria Aparecida Pirassoli Brás Conte e de cidadão americanense a Matias Mariano, pelos relevantes serviços prestados ao município. A solenidade acontece no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo, a partir das 19h30, e é aberta ao público. A TV Câmara transmite ao vivo, pelos canais 4 da NET Digital e 96 da NET convencional.
As homenagens foram motivadas por projetos de Decreto Legislativo de autoria do vereador Adelino Leal (PT), para Maria Aparecida, e do vereador Reinaldo Chiconi (PMDB), para Matias Mariano – ambos aprovados por unanimidade.
“A visível relação de dedicação e amor que a nossa homenageada vive com os adolescentes de nossa cidade de Americana brota de um caráter intocável, de um grande coração e de uma preciosa motivação para estar a serviço do desenvolvimento de Americana”, afirma Leal na justificativa de seu projeto.
“O senhor Matias Mariano procura sempre desenvolver um trabalho sério e transparente junto à população, com um trabalho digno de ser reconhecido, pois não mede esforços para dar essa contribuição para a população de Americana”, descreve Chiconi também em sua justificativa.
Maria Aparecida Pirassoli Brás Conte
Nasceu em 08 de abril de 1962 na cidade de Novo Horizonte, São Paulo. Veio para Americana com quatro anos de idade, com os pais Antonio Brás Sobrinho e Santa Pirassoli Brás. É casada com Evanil Conte e tem duas filhas: Gabriella e Izabella.
Mais conhecida como “Maria do Soma”, é pedagoga e coordenadora geral do SOMA – Serviço de Orientação Multisciplinar para Adolescentes de Americana, desenvolvendo projetos na entidade desde 2000. Começou a trabalhar com 13 anos de idade no Colégio Dom Pedro II, como instrutora de datilografia. Ao terminar o Curso técnico de contabilidade, no Colégio D. Pedro II, iniciou a Faculdade de Pedagogia no Centro Universitário Dom Bosco.
Foi conselheira no Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e atualmente é vice-presidente do Conselho Municipal de Assistente Social (CMAS).
Matias Mariano
Nasceu em 08 de março de 1947 na cidade de Presidente Getúlio, Santa Catarina. Mudou-se para São Paulo com 21 anos, trabalhando inicialmente em uma empresa como mecânico e depois ingressou nas Casas Pernambucanas, onde permaneceu por oito anos.
Casou-se com Ruth Zimath com quem teve três filhos: Cíntia Mariano Magossi, casada com Marcio Roberto Magossi, Marcio Mariano e Rogério Mariano. Recebeu então o convite do Sr. Roberto José Faé para vir para a cidade de Americana gerenciar a loja de Tecidos Fatex. Fixou residência no município, onde está há 30 anos, tendo atuado como gerente geral da Fatex por 18 anos. Foi pioneiro em empregar os estagiários do SOMA no comércio local.
Foi fundador e presidente da AAMCA (Associação de Amparo ao Menor Carente de Americana) ficando neste cargo por 12 anos. Fundou também a APAASFA (Associação de Proteção aos Animais de Americana São Francisco de Assis). Foi idealizador e ex-diretor do GAL (Grupo de Ação Lojista da ACIA) sendo o responsável pela decoração natalina da cidade, premiada pela Rede Globo de Televisão.
Participou por muitos anos da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana) inclusive fazendo parte de sua diretoria. Fundador da ARMIA (Associação Recuperação do Menor Infrator de Americana). É o atual presidente da FEFRAM (Feira da Fraternidade de Americana). Em sua trajetória política, foi eleito vereador em 1996, sendo reeleito em 2000.
Em 2005 casou-se com Maria Regina Tamborlin Mariano. Atualmente atua como coordenador do Civi (Centro de Integração e Valorização do Idoso), por parte da Prefeitura Municipal de Americana, e luta em prol das pessoas da terceira. Em julho de 2011, lançou o primeiro jornal voltado exclusivamente para a melhor idade feito em Americana, O Melhor Idade em Notícias.
Homenagens
O título de Cidadão Americanense é entregue às pessoas nascidas em outras cidades e o de Cidadão Emérito é conferido àquelas nascidas no município. Em ambos os casos, os homenageados são pessoas que prestaram serviços públicos relevantes à cidade.
Assessoria de Comunicação