Alunos da Emef Paulo Freire participam de sessão simulada do projeto “Câmara Jovem”


Visualize fotos

Noventa alunos da oitava série da Emef. Paulo Freire, localizado no bairro Parque Novo Mundo, participaram nesta quarta-feira (9), no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo, de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem”, da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos apresentaram projetos, moções e indicações e elegeram os vereadores para a sessão simulada. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram temas escolhidos em sala. A Mesa Diretora foi composta por Saul Bortolani Neto (presidente), Kamila Alves da Silva (primeira secretária), e Gabriela Thaiz (segunda secretária). Foram discutidos três projetos de lei, quatro requerimentos e uma moção.
Escolas em período integral
Entre os projetos apresentados, foi aprovado por unanimidade o projeto de lei de autoria dos vereadores mirins Jéquison Batista da Silva e Leonardo Felipe do Nascimento que torna obrigatório o período integral em todas as escolas municipais de Americana.
Coleta seletiva
Outro projeto de lei apresentado e aprovado por unanimidade, de autoria do vereador mirim Saul Bortolani Neto, regulamenta a coleta seletiva em Americana, incentivando a população a realizar a separação dos materiais recicláveis através de campanhas educativas nos bairros.
Toque de recolher
O último projeto de lei apresentado e aprovado, de autoria do vereador mirim Gabriel da Silva Gonçalves, institui o toque de recolher para menores de 18 anos no município. A propositura prevê que menores desacompanhados dos pais, frequentando áreas públicas como bares, restaurantes e clubes após as 23h, serão encaminhados ao Conselho Tutelar de Americana.
Requerimentos
Quatro requerimentos foram discutidos e aprovados: um solicita informações do Poder Executivo sobre as atividades da Banda Municipal e da Orquestra Sinfônica de Americana; outro requer informações sobre a construção do posto de saúde da Cidade Jardim; outro questiona a fiscalização da higiene nas casas comerciais de alimentos; e o último solicita informações sobre os direitos dos deficientes e dos idosos do município.
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional no qual seus participantes atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Texto e foto: Beatriz Chiarelli
Assessoria de Comunicação