Noventa alunos da oitava série da Emef. Paulo Freire, localizado no bairro Parque Novo Mundo, participaram nesta quarta-feira (9), no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo, de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem”, da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos apresentaram projetos, moções e indicações e elegeram os vereadores para a sessão simulada. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram temas escolhidos em sala. A Mesa Diretora foi composta por Saul Bortolani Neto (presidente), Kamila Alves da Silva (primeira secretária), e Gabriela Thaiz (segunda secretária). Foram discutidos três projetos de lei, quatro requerimentos e uma moção.
Escolas em período integral
Entre os projetos apresentados, foi aprovado por unanimidade o projeto de lei de autoria dos vereadores mirins Jéquison Batista da Silva e Leonardo Felipe do Nascimento que torna obrigatório o período integral em todas as escolas municipais de Americana.
Coleta seletiva
Outro projeto de lei apresentado e aprovado por unanimidade, de autoria do vereador mirim Saul Bortolani Neto, regulamenta a coleta seletiva em Americana, incentivando a população a realizar a separação dos materiais recicláveis através de campanhas educativas nos bairros.
Toque de recolher
O último projeto de lei apresentado e aprovado, de autoria do vereador mirim Gabriel da Silva Gonçalves, institui o toque de recolher para menores de 18 anos no município. A propositura prevê que menores desacompanhados dos pais, frequentando áreas públicas como bares, restaurantes e clubes após as 23h, serão encaminhados ao Conselho Tutelar de Americana.
Requerimentos
Quatro requerimentos foram discutidos e aprovados: um solicita informações do Poder Executivo sobre as atividades da Banda Municipal e da Orquestra Sinfônica de Americana; outro requer informações sobre a construção do posto de saúde da Cidade Jardim; outro questiona a fiscalização da higiene nas casas comerciais de alimentos; e o último solicita informações sobre os direitos dos deficientes e dos idosos do município.
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional no qual seus participantes atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Texto e foto: Beatriz Chiarelli
Assessoria de Comunicação