Alunos da EE Profª Antonieta Ghizini Lenhare participam de sessão simulada do projeto “Câmara Jovem”


Visualize fotos

Sessenta alunos da nona série do EE Profª Antonieta Ghizini Lenhare, localizado no bairro Jardim Brasília, participaram na manhã desta quarta-feira (16), no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo, de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem”, da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos apresentaram projetos, moções e indicações e elegeram os vereadores para a sessão simulada. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram temas escolhidos em sala. A Mesa Diretora foi composta por Juliana Rodrigues (presidente), Larissa Fioramonte (primeira secretária), e Jonathan Barceloni (segundo secretário). Foram discutidos um projeto de lei, dois requerimentos, três indicações e duas moções.
Grafite
Foi aprovado pelos vereadores mirins o projeto de lei de autoria dos alunos Thiago Belisário e Bruno Cirilo de Paula que estabelece a obrigatoriedade de obtenção de licença, solicitada junto à Prefeitura Municipal, para a aquisição de materiais de grafite artístico no município.
Requerimentos
Dois requerimentos foram discutidos e aprovados por unanimidade pelos vereadores mirins: um solicita informações e providências do Poder Executivo sobre reforço no policiamento no bairro Jardim Brasília; e outro requer providências sobre o reparo no asfalto do Jardim Brasília.
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional no qual seus participantes atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Texto e foto: Beatriz Chiarelli
Assessoria de Comunicação