Alunos da EE Profº Silvino José de Oliveira participam de sessão simulada do projeto “Câmara Jovem”


Visualize fotos

Trinta e cinco alunos da nona série da EE Profº Silvino José de Oliveira, localizado no bairro Cordenonsi, participaram na manhã desta quarta-feira (23), no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo, de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem”, da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos apresentaram projetos, moções e indicações e elegeram os vereadores para a sessão simulada. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram temas escolhidos em sala. A Mesa Diretora foi composta por Vitor Milanez (presidente), Vinicius de Azevedo Guilherme (primeiro secretário), e Aline de Souza Lucas (segunda secretária). Foram discutidos um projeto de lei, três requerimentos e sete indicações.
Palestras socioeducativas
Foi aprovado por unanimidade pelos vereadores mirins o projeto de lei de autoria do aluno Gabriel Nascimento da Silva que torna obrigatória a realização de palestras sobre drogas e entorpecentes em geral, nas atividades das escolas da rede pública estadual e municipal de Americana.
Requerimentos
Dois requerimentos foram discutidos e aprovados pelos vereadores mirins: um solicita informações do Poder Executivo sobre a relação de fornecedores de medicamentos através do SUS (Sistema Único de Saúde); e outro solicita informações sobre a possibilidade de construção em terreno público de uma área de lazer e/ ou posto policial no bairro Cordenonsi, abrangendo adjacências.
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional no qual seus participantes atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Texto e foto: Beatriz Chiarelli
Assessoria de Comunicação