Cinquenta e cinco alunos da oitava série da EE Profª Maria do Carmo Augusti, localizado no bairro Mario Covas, participaram nesta quarta-feira (30), no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo, de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem”, da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos apresentaram projetos, moções e indicações e elegeram os vereadores para a sessão simulada. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram temas escolhidos em sala. A Mesa Diretora foi composta por Luiz Carlos Marconi Neto (presidente), Marcela Almeida Zanqueta Miranda (primeira secretária) e Mayse Helena Ribeiro Abreu (segunda secretária). Foram discutidos cinco projetos de lei, dois requerimentos e duas moções.
“Dia do Vereador Mirim”
Foi aprovado pelos alunos o projeto de lei, de autoria do aluno Luiz Carlos Marconi Neto, que cria o “Dia do Vereador Mirim” na Câmara Municipal de Americana. O projeto prevê que na data comemorativa serão escolhidos três representantes das sessões simuladas do Projeto Câmara Jovem de cada turma participante durante o ano para uma avaliação do projeto e confraternização entre alunos, professores, coordenadores e vereadores de Americana.
Sinais sonoros
Também foi aprovado por pelos vereadores mirins o projeto de lei, de autoria da vereadora mirim Michele Viana Vieira, que determina a instalação de sinais sonoros de trânsito nas áreas centrais da cidade de Americana, auxiliando a passagem de deficientes visuais.
Requerimentos
Dois requerimentos foram discutidos e aprovados por unanimidade pelos vereadores mirins: um solicita informações do Poder Executivo sobre a criação de um posto médico 24h na região do bairro Mário Covas e no bairro da Balsa; e outro solicita informações sobre o recapeamento das ruas de Americana.
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional no qual seus participantes atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Texto e foto: Beatriz Chiarelli
Assessoria de Comunicação