Vereador De Nadai questiona recuperação e divulgação da escultura “Princesa Tecelã” exposta na principal entrada de Americana


 O vereador Diego De Nadai (PV), protocolou na tarde de hoje (05/12), na Câmara de Americana, um requerimento solicitando à Prefeitura informações a respeito de obras de recuperação, manutenção e divulgação da escultura “Princesa Tecelã”, exposta na principal entrada da cidade. Segundo o documento, a obra, que representa a “vocação têxtil do município”, encontra-se abandonada e esquecida pela administração pública.
Segundo o parlamentar, a obra, do renomado artista português Figueiredo Sobral, é uma das que sofrem com o tempo e com os constantes ataques de vandalismo no município. “É necessário que a prefeitura tome providências com relação à manutenção destas peças que tanto representam para a nossa cidade e, infelizmente, estão caindo no esquecimento”, argumentou.
O vereador questiona ainda a divulgação da obra, confeccionada pelo artista, que compôs, não só o grupo surrealista português como participou de exposições conhecidas internacionalmente, como o Salão de Arte Moderna da Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa (Portugal), Salão Surindependente, em Paris (França), Bienal de Mônaco, dentre outros. “As milhares de pessoas que entram e saem de Americana diariamente, nem sequer notam a belíssima escultura”, disse.
De Nadai afirma que é necessário que medidas sejam tomadas para que a atual situação da obra seja revertida. “Há formigas na escultura, não há placa indicativa, há rachaduras em sua estrutura, enfim, diversos são os indícios de que precisamos tomar providências para recuperarmos este importante símbolo de nossa história”, completou.
O parlamentar acredita ainda que uma das alternativas para a preservação dos monumentos seja a divulgação de seus valores para o município. “Muitos americanenses não têm conhecimento de que um artista, de tão elevada estirpe, não só viveu em Americana, como deixou sua marca, com uma homenagem ao nosso símbolo de trabalho e crescimento”, finalizou.




Publicado por: Assessoria de Comunicação