Setenta alunos da sexta série da EE Monsenhor Maggi, do bairro Jardim São Paulo, participaram na tarde desta terça-feira (19) no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem”, da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos apresentaram projetos, moções e indicações e elegeram os vereadores para a sessão simulada. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram temas escolhidos em sala. A Mesa Diretora foi composta por Maria Eduarda Ozorio Lú (presidente), Kevin Alves (primeiro secretário), e Gabriel Esdras Ferreira do Nascimento (segunda secretária). Foram discutidos cinco projetos de lei e quatro requerimentos.
Canil municipal
Entre os projetos apresentados pelos vereadores mirins, foi aprovado por unanimidade o projeto de lei, de autoria do aluno Gabriel de Oliveira, que dispõe sobre a criação de novos canis municipais. O projeto determina também que sejam implantados chips em todos os animais recolhidos, além de aplicação de multa ao proprietário do animal abandonado.
Coleta seletiva
Também foi aprovado por unanimidade pelos vereadores mirins o projeto de lei, de autoria da aluna Giovanna Saran, que dispõe sobre a ampliação da área de abrangência da coleta seletiva do lixo no município de Americana, atendendo a todos os bairros da cidade.
Requerimentos
Quatro requerimentos foram discutidos e aprovados por unanimidade: um solicita informações do Poder Executivo sobre o funcionamento do serviço de saúde pública do município; outro solicita informações sobre as obras e condições do campo de futebol da do bairro Cidade Jardim e Jardim dos Lírios; outro solicita informações da Administração Municipal sobre a revitalização de ruas, avenidas e calçadas do município; e o último requer informações sobre o policiamento nos bairros da cidade.
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional no qual seus participantes atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Texto e foto: Beatriz Chiarelli
Assessoria de Comunicação