Cinquenta e um alunos da sétima série do Ensino Fundamental da EE Monsenhor Maggi, do bairro Jardim São Paulo, participaram na tarde desta quarta-feira (20) no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem”, da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos apresentaram projetos, moções e indicações e elegeram os vereadores para a sessão simulada. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram temas escolhidos em sala. A Mesa Diretora foi composta por Ana Carolina da Silva (presidente), Natália Fiorotto (primeira secretária), e Mariana Benedito (segunda secretária). Foram discutidos quatro projetos de lei e seis requerimentos.
Manutenção da rodovia SP-304
Entre os projetos apresentados pelos vereadores mirins, foi aprovado por unanimidade o projeto de lei de autoria da aluna Mariana de Almeida Benedito que dispõe sobre a manutenção e instalação de iluminação pela Prefeitura Municipal de Americana nos canteiros laterais da rodovia SP-304.
Comercialização de bebidas alcoólicas e cigarros
Foi aprovado por unanimidade o projeto de lei de autoria do vereador Bruno Soares de Brito, que dispõe sobre campanhas para a fiscalização nos estabelecimentos comercias quanto à venda de bebidas e cigarros para menores de 18 anos.
Revitalização nas escolas
Também foi aprovado por unanimidade o projeto de lei, de autoria da aluna Eduarda de Oliveira Ferreira, que autoriza o Poder Executivo a elaborar projetos para a revitalização no entorno das escolas no município de Americana.
Requerimentos
Seis requerimentos foram discutidos e aprovados: um solicita informações do Poder Executivo sobre o transporte para pessoas com deficiência; outro solicita informações sobre homenagens em comemoração ao centenário de nascimento de Monsenhor Nazzareno Maggi; outro questiona o Poder Executivo sobre obras de revitalização da praça do bairro Jardim São Paulo; outro solicita informações sobre o campo e áreas de lazer no bairro Frezzarin; outro requer informações sobre a empresa Vivo Sabor Alimentação; e o último questiona a Administração Municipal sobre o funcionamento do serviço de saúde pública do município.
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional no qual seus participantes atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Texto e foto: Beatriz Chiarelli
Assessoria de Comunicação