A Comissão Especial de Acompanhamento de todos os processos que abranjam o assunto do lixo municipal reuniu-se na quarta-feira (15) na Câmara Municipal de Americana. Participaram da reunião os vereadores Odair Dias (PV) - presidente, Adelino Leal (PT) e Marco Antônio Alves Jorge – Kim (PDT) - membros, além do assessor técnico da Câmara, Newton Vianna, e o representante da empresa Conbram (Consultoria Brasileira de Ambiente), Eduardo Rodrigues.
Durante a reunião, Rodrigues explicou aos parlamentares o trabalho de gestão de resíduos sólidos urbanos. “Os resíduos sólidos também são orgânicos e, portanto, necessitam de dois processos independentes para o seu tratamento: um de classificação e recuperação de materiais não-biodegradáveis e outro de tratamento de materiais compostos basicamente orgânicos”, disse.
Ainda segundo ele, o processo obtém altas porcentagens de materiais recuperados pra reciclagem e reutilização, acompanhando por grande quantidade de produção de excedente de energia verde.
Odair Dias destacou a importância desse processo. “O tratamento de resíduos sólidos urbanos tem excelentes rendimentos, tanto na produção de energia, recuperação e revalorização da produção de materiais, como na redução drástica de resíduos enviados ao aterro”, afirmou.
Ao final da reunião, ficou decidido que a comissão irá enviar um ofício ao Poder Executivo, solicitando estudos para a implantação de uma usina de reciclagem em parceria com as cooperativas existentes no município.
“Precisamos reduzir o consumo desnecessário de produtos e aumentar o reaproveitamento do lixo produzido no município, de maneira sustentável, gerando empregos e preservando as fontes naturais”, concluiu o presidente da comissão.
Assessoria de Comunicação
Texto: Gabinete do vereador Odair Dias
Foto: Beatriz Chiarelli