A Câmara Municipal de Americana realizou na sexta-feira (26) sessão solene de entrega de títulos de cidadã americanense à professora Olga Bastos Traballi Tardeli e a Zélia Cristina da Silva Lazaretti, pelas relevantes atividades desenvolvidas no município.
A homenagem foi motivada por projetos de decretos legislativos de autoria do vereador Luciano Corrêa (PSDB), aprovados por unanimidade em sessão ordinária. Participaram do evento o vereador Luciano Corrêa e o vice-prefeito de Americana, Dr. Seme Calil, além de familiares e amigos das homenageadas.
Durante o uso da palavra, Luciano Corrêa enalteceu o trabalho realizado pelas homenageadas no município. “A Olga dignifica a nossa cidade; Americana se sente honrada em tê-la uma cidadã americanense pelo seu caráter e honradez, principalmente por tudo aquilo que acredita e pelo que faz para a educação do município. Acredito também que todos conhecem o jeito sonhador da Cristina e o trabalho fantástico que realiza. Queria cumprimentá-la pelo brilhante desempenho, pelo sonho que acalenta com a Casa do Conto. O município de Americana ganhou quando vocês vieram para cá”, afirmou o parlamentar.
Para o vice-prefeito, Americana agradece às cidadãs pelo empenho na cidade. “Eu não conhecia a professora Olga, e hoje me curvo à sua pessoa. A Tininha sabe em que circunstância acabei me tornando um grande amigo seu. É uma alegria e uma honra estar aqui e poder dizer que me curvo diante da grandeza de vocês”, discursou Calil.
Olga falou sobre sua história como educadora e como moradora da cidade de Americana. “Este momento me leva a uma reflexão sobre o que representou para mim a educação nos 45 anos da minha trajetória profissional e qual minha atuação nos 30 anos vividos na cidade de Americana, que me possibilitaram ser agraciada com esse título. Cabe-me, entretanto, apenas agradecer e pontuar o que me foi mais significativo nessa trajetória. Nesta cidade simpática, eu dei continuidade ao meu trabalho dedicado à educação, sempre com o intuito de servir”, disse.
“Com todo o carinho, agradeço ao Luciano. Desde que nos conhecemos, nós compartilhamos muita coisa em nosso trabalho. Ao Dr. Seme, meu herói, meu amigo. Só tenho a agradecer. E sem vocês, todos os meus amigos, eu não chegaria aonde cheguei”, disse a homenageada Zélia.
Homenagens
O título de Cidadão Americanense é entregue às pessoas nascidas em outras cidades e o de Cidadão Emérito é conferido àquelas nascidas no município. Em ambos os casos, os homenageados são pessoas que prestaram serviços públicos relevantes à cidade.
Beatriz Chiarelli
Foto: Nathália Ravara – MTB 61.654/SP
Assessoria de Comunicação