A Câmara Municipal de Americana realiza nesta sexta-feira (09) sessão solene de entrega de títulos de cidadã americanense à senhora Maria Helena Pansini Galassi e ao senhor Joseph Fattal Júnior, pelas relevantes atividades desenvolvidas no município. A solenidade acontece no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, a partir das 19h30, e é aberta ao público. A TV Câmara transmite ao vivo, pelos canais 4 da NET Digital e 96 da NET convencional.
A homenagem foi motivada por projetos de decretos legislativos de autoria do vereador Odair Dias (PV), aprovados por unanimidade em sessão ordinária.
Maria Helena Pansini Galassi
Nasceu em 1938, na cidade de Andradas-MG. Veio para Americana juntamente com os pais, no ano de 1949. A homenageada fez exame para entrar no Colégio Estadual de Americana, fundado naquele ano, mas não foi aprovada. Resolveu fazer um curso preparatório com o Senhor Marcelino Tombi, sendo aprovada na segunda chamada. Teve que se dedicar muito aos estudos, pois o primário tinha sido fraco em Minas Gerais, mas com o apoio dos professores conseguiu a maior nota do colégio, 97. Ganhou uma viagem para o Rio de Janeiro junto com os professores e com a diretora, Aparecida Paioli.
Formou-se professora em dezembro de 1957, e como havia ganhado a “Cadeira Prêmio”, por ter obtido a nota mais alta durante o curso, ingressou no Magistério em 1º de agosto de 1958.
Ao todo trabalhou durante 30 anos e se aposentou em 1988. Sempre lutou e continua lutando para uma educação de qualidade. Em 28 de outubro de 2010, foi homenageada pela Câmara de Americana. Lecionou para milhares de alunos e sua dedicação serviu como estímulo profissional a diversos educadores. Em uma época com poucos recursos, provou que a educação não precisava de tanta tecnologia para ser de alta qualidade.
Joseph Fattal Júnior
Nasceu em Americana, em 1964. O homenageado cursou o primário no Grupo Escolar Dr. Heitor Penteado o Ginásio na Escola Estadual Presidente Kennedy na qual foi responsável pela formatura dos alunos da 8ª série com arrecadação dos shows que faziam com o grupo Nós por exemplo, formado por Fattal (cantor), Vado Negri (violão), Edmilson Denadai (bateria) e Fabio Benencasse (Flauta Transversal).
Fattal ganhou vários festivais de música com suas composições e participou de vários outros grupos, como Maculelê, Zaratruska, Brazilian Band, e foi produtor de RPM e de Sá e Guarabyra.
Formou-se em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCC em 1990, fez Pós Graduação na Unimep – em Fisiologia do Exercício, e fez diversos cursos de extensão.
Há 18 anos realiza pesquisas científicas na área de Qualidade de Vida, desenvolvendo trabalhos com idosos. Idealizador e Professor do curso de Desenvolvimento Humano e Qualidade de Vida. Criador do método Aerobic by Fattal, que une a ginástica Aeróbica de alto e baixo impacto com exercícios posturais e alongamentos.
Atualmente, é Supervisor de Educação Física e Professor no CIVI, Centro de Integração e Valorização do Idoso. É diretor da Empresa Vidativa Cursos, Palestras e Treinamentos. É palestrante e consultor em Qualidade de Vida. Professor palestrante da POLICAMP no Projeto IDHEALL, Desenvolvimento Humano Essencial para Todos. E leva com muito orgulho o nome da cidade de Americana por onde realiza seu trabalho.
Homenagens
O título de Cidadão Americanense é entregue às pessoas nascidas em outras cidades e o de Cidadão Emérito é conferido àquelas nascidas no município. Em ambos os casos, os homenageados são pessoas que prestaram serviços públicos relevantes à cidade.
09/11/2012
Melissa Baptista
Assessoria de Comunicação
Publicado por: Assessoria de Comunicação