Sacilotto requer informações sobre vazamento de esgoto no Parque Ecológico Municipal


Visualize fotos

 O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), protocolou na terça-feira (27) um requerimento em que solicita informações sobre vazamento de esgoto no interior do Parque Ecológico Municipal “Cid Almeida Franco”.
No documento, o parlamentar afirma que o parque tem sofrido com esgotos que são lançados através das galerias pluviais que vêm dos bairros vizinhos. O parque e respectivos recintos que integram o zoológico são abastecidos com águas que vêm do Jardim Botânico e de nascentes, formando o lago que deságua no Córrego do Parque.
Ao todo, o Parque Ecológico tem sete pontos de recepção de água, entre nascentes, afluentes e escoadouros, dos quais pelo menos três tem lançado esgotos, provavelmente de ligações clandestinas das redes de esgoto nas galerias de águas pluviais. “Um dos pontos visível deste escoamento de esgoto no sistema está em frente ao Recinto nº 064. Outros dois estão na Rua Itacolomi e Rua Itambé, onde devido às erosões da chuva, é possível verificar ligação clandestina de esgoto, que deságua interior do parque”, apontou Sacilotto no documento.
Segundo o requerimento, funcionários do Parque Ecológico alegam que o Departamento de Água e Esgoto de Americana (DAE) tem conhecimento de ligações clandestinas de esgoto no sistema de águas pluviais, por já terem sido informados do problema.
“Por se tratar de escoamento de esgoto que está contaminando a água que abastece o lago e os recintos dos animais mantidos no parque e por tratar-se também de um problema de saúde pública, solicitamos a devida atenção do DAE para a solução do problema”, disse o vereador.
Sacilotto questiona no requerimento se já foram realizadas inspeções, por parte do DAE, para apuração de vazamento ou ligação de esgotos em redes de águas pluviais do local. Se constatado existência de ligações clandestinas, o vereador questiona qual o procedimento o departamento adotará para a solução do problema.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão desta quinta-feira (29).
Assessoria de Comunicação
Thais M. Piccoli