O vereador Tonhão do Veteranos (PMDB) protocolou nesta segunda-feira (21) dois requerimentos em que questiona a Administração Municipal sobre a possibilidade de implantação em Americana de programas na área da saúde.
No primeiro requerimento, Tonhão sugere a instituição do Banco de Medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde, para recolhimento de remédios ainda dentro do prazo de validade, mas que não serão mais utilizados por quem os comprou. Segundo o parlamentar, o modelo já foi adotado em outras cidades e obteve ótimos resultados.
“Sabe-se que milhares de pessoas mantêm em casa medicamentos que não utilizam. Tudo isso fica guardado nos armários até perder a validade”, afirma Tonhão. “Estamos propondo e buscando informações sobre a possibilidade da criação em Americana do banco de medicamentos, solucionando assim dois grandes problemas: o de darmos destino ao descarte de remédios que ainda podem ser consumidos de acordo com prazo de validade, e o que é mais relevante, estarmos assim socorrendo grande parte da população quer não dispõe de acesso a esses remédios por falta de recursos econômicos, e que iriam para o lixo”, defende o vereador na propositura.
No requerimento, Tonhão questiona qual o modelo adotado atualmente no município para recolhimento de medicamentos, bem como se existe alguma campanha de conscientização sobre o descarte correto dos mesmos. Pergunta, ainda, se é possível implantar o modelo do banco de medicamentos em Americana.
Unidade de pronto socorro pediátrico
No segundo requerimento, Tonhão pede informações sobre a possibilidade de implantação de unidade de pronto socorro pediátrico, com área reservada exclusivamente ao atendimento infantil de urgência e emergência, nas unidades municipais de saúde.
De acordo com o parlamentar, a diferenciação no atendimento é importante pelo fato de as crianças terem um sistema imunológico mais vulnerável. “Crianças, adultos e idosos, com quadros variados de enfermidades ou lesões, buscam atendimento de urgência ou emergência em um mesmo espaço físico. Segundo estudo realizado pela Organização Mundial de Saúde, atender crianças em um ambiente mais aprazível, exclusivamente voltado a elas, produz efeitos significativos na redução do número de crianças encaminhadas para internação e do tempo de espera para atendimento, o que consequentemente, traz o aumento da resposta positiva ao tratamento”, ressalta Tonhão no requerimento.
“Com a melhoria na qualidade dos serviços emergenciais prestados à população, também estaremos contribuindo para redução de custos com o sistema de saúde do município”, conclui o parlamentar.
No requerimento, Tonhão pergunta como é feito atualmente o atendimento de urgência e emergência a adultos e crianças. Questiona, também, se é possível que as unidades básicas de saúde tenham espaços separados para atendimento infantil, bem como o que é necessário para que esse atendimento ocorra e quais unidades estariam prontas para colocá-lo em prática.
Os requerimentos serão discutidos e votados pelos vereadores durante a primeira sessão ordinária da Câmara de 2013, que acontece no Plenário Dr. Antônio Lobo nesta quinta-feira (24).
Maurício Vargas – MTB 46.948/SP
Assessoria de Comunicação