Moacir Romero pede audiência pública sobre enchentes no Córrego do Parque e questiona funcionamento de piscinão no Jardim Terramérica


Visualize fotos

O vereador Moacir Romero (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana dois requerimentos em que solicita a realização de audiência pública sobre enchentes na região do Córrego do Parque, na Avenida Brasil, e pede informações do Poder Executivo sobre o funcionamento da represa de retenção de água do bairro Jardim Terramérica.
No primeiro documento, o parlamentar afirma que moradores do bairro Jardim Ipiranga e região têm reclamado sobre enchentes e alagamentos na região do Córrego do Parque. “Embora as obras de captação e drenagem do córrego envolvam grandes volumes de recursos, a chuva dos últimos meses suscitou dúvidas quanto a sua eficiência. O agravamento da situação, além de causar transtorno, danos materiais e expor a saúde da população, coloca em risco importantes espaços de turismo, lazer e preservação ambiental de Americana”, relata no documento.
“A audiência é necessária para debater junto aos cidadãos americanenses o direito que os moradores da região e todos os munícipes têm a uma vida segura, saudável, bem como da preservação desses bens públicos de uso coletivo”, avaliou Moacir.
No documento, o vereador solicita que a audiência seja realizada no dia 18 de fevereiro, às 19h30, no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo.
Represa de retenção de água
Em outro requerimento, o parlamentar relata que a represa de retenção de água do bairro Jardim Terramerica foi construída com o objetivo de disciplinar o escoamento das águas pluviais da região até o Córrego do Parque, que não comportaria receber a água diretamente. "Pode-se observar, no entanto, que o piscinão não funciona adequadamente, deixando grande volume de água escoar para os bairros mais baixos, agravando as enchentes nas áreas próximas ao Parque Ecológico Cid Almeida Franco”, afirmou Moacir.
Segundo o vereador, foi observado que não há represamento no local e que as águas escoam sem nenhuma retenção. “Esse funcionamento inadequado tem relação direta com as enxurradas que causam transtornos e danos materiais à população da região e afeta áreas como o Parque Ecológico e o Horto Florestal”, avaliou.
No requerimento, Moacir pede o encaminhamento do projeto completo da represa, e pergunta quais são os responsáveis técnicos pela obra e sua manutenção. Questiona também se já foram tomadas providências por parte da Prefeitura Municipal para a resolução do problema.
Os requerimentos receberam o primeiro pedido de vista na sessão ordinária de quinta-feira (24) e serão discutidos e votados pelos vereadores em Plenário na próxima sessão.
Beatriz Chiarelli
Assessoria de Comunicação