O Projeto de Lei que trata de sossego público no município de Americana e determina, entre outras coisas, o fechamento mais cedo no período noturno dos chamados “botecos” deverá ser novamente protocolado pelo vereador Reinaldo Chiconi (PDT). O vereador entende que o termo “fecha-bar”, neste caso, seja indevido, já que a proposta consiste em fiscalizar melhor os horários de cada estabelecimento comercial, de acordo com os produtos que ele disponibiliza e não os restaurantes e similares.
“A idéia não é fechar os bares, mas trata-se de uma proposta para que seja mantido o sossego público, o que em Americana não tem sido respeitado. É uma forma de proteger a família e a sociedade, já que muitos crimes, como brigas e agressões mesmo em família, são conseqüências de excesso de bebida em botecos”, avaliou Chiconi, que protocolou o projeto na Casa no ano passado, mas ele foi rejeitado por maioria dos vereadores (8 a 4).
Chiconi entende que a rejeição tratou-se de uma questão política e falta de tempo de esclarecer a proposta junto a comunidade. “Iremos reapresentar o projeto, que tem o apoio, inclusive, das polícias Civil e Militar e também reapresentar o Projeto de Desmanche, que irá ajudar a inibir os principais tipos de crime que Americana apresenta, que são os roubos e furtos de veículos”, complementou. O Projeto de Desmanche foi retirado para ser melhorado.
Trabalho de pesquisa deverá ter parceria com Procon
O vereador Chiconi está concluindo esta semana, juntamente com sua assessoria, as pesquisas de preços das cestas básicas e produtos soltos adquiridos nas prateleiras dos supermercados de Americana, também dos combustíveis da região e finalizando a pesquisa de material escolar para ajudar os munícipes na hora da compra. “Estamos finalizando nossas pesquisas e a novidade para este ano é a parceria, que poderá ser feita, com o Procon”, antecipou.
Chiconi conversou preliminarmente e irá se reunir novamente, na próxima semana, com o diretor do Procon, Theobaldo José da Silva Neto, para discutirem a realização de uma parceria entre o gabinete do vereador, o órgão de proteção ao consumidor e a Associação dos Aposentados de Americana. “A idéia é o Procon aproveitar nossas pesquisas feitas seriamente para estudo e banco de informações à população, já que não há efetivo suficiente para realizar trabalho tão aprofundado como o nosso”, explicou Chiconi.
Assessoria de Comunicação
Publicado por: Assessoria de Comunicação