A Comissão de Estudos sobre Economia Solidária, formada na Câmara Municipal de Americana para criar mecanismos e projetos que gerem alternativas de emprego e renda à população de baixa renda no município, participou ontem (04/06), do seminário “Cooperativas de Trabalho e Economia Solidária”, realizado na Assembléia Legislativa, em São Paulo. Participaram do evento os vereadores Marco Antonio Alves Jorge, o Kim (PDT), que preside a comissão, Celso Zoppi (PT), que é relator, e os membros, Jonas Santarosa (PT) e Paulo Chocolate (PFL). Estiveram presentes ainda o economista e assessor técnico Newton Viana, e assessor de Cerimonial da Câmara, Willian Machado.
O objetivo do encontro foi discutir o anteprojeto que dispõe sobre a organização e o funcionamento das cooperativas de trabalho. Segundo Zoppi, a importância de distinguir os tipos de cooperativas e da regularização dos direitos trabalhistas de cooperados, que foram pontos que tiveram destaque no evento, deverão ser trazidos para o seminário que será realizado no próximo mês em Americana.
“A comissão deverá estar atenta à discussão sobre a existência de falsas cooperativas, onde os proprietários e sócios absorvem recursos para seus próprios interesses. O tema será levado ao seminário que vamos realizar no próximo mês, onde ouviremos também experiências de trabalhos coletivos que já existem na região”, explica o vereador.
Kim ressalta que as cooperativas aparecem como aliadas no combate ao desemprego e na solução de problemas de interesse comum de uma coletividade. “Americana tem uma grande responsabilidade na difusão do cooperativismo na região. Em nosso município existem várias práticas bem sucedidas de um cooperativismo autêntico, como por exemplo as hortas comunitárias, os 13 conjuntos habitacionais construídos em sistema de mutirão, e outros programas de moradia implementados pela ASTA e pela Cooperteto. Podemos citar ainda a cooperativa de reciclagem de lixo Cooperlírios, que conquistou ao longo dos anos um trabalho autêntico e respeitado na cidade e região”.
Organizado pela Frente Parlamentar Estadual Pró-Economia Solidária, o seminário contou com a presença de Paul Singer, secretário nacional de Economia Solidária, dos deputados Ênio Tatto, Carlos Neder (ambos do PT) e do senador Eduardo Suplicy, dentre outras autoridades.
Publicado por: Assessoria de Comunicação