O vereador Paulo Chocolate (PFL), protocolou, na tarde de ontem (07/06), da Câmara Municipal de Americana, um requerimento solicitando informações à Secretaria do Meio Ambiente do município sobre o destino final de materiais pneumáticos descartados na cidade.
Segundo o parlamentar, a ONG (Organização Não Governamental) Casa do Estudante, protocolou na Promotoria do Meio Ambiente de Americana, um pedido de investigação salientando que a resolução 258 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), que obriga empresas fabricantes de materiais pneumáticos (pneus automotivos) a dar destinação final a porcentagem de pneus produzidos ou reformados, não estaria sendo cumprida no município. “Fui procurado por proprietários de borracharias em Americana, que afirmaram haver um acumulo do material, causando transtornos e poluindo o meio ambiente. Por isso resolvi protocolar o documento pedindo informações sobre o cumprimento da lei”, explica Chocolate.
O documento solicita ainda informações sobre a destinação do material, caso estejam sendo recolhido pelas empresas, e quais ações tem sido desenvolvidas pela Secretaria em decorrência do problema. “Não podemos admitir que empresas instaladas em nosso município produzam e exportem estes materiais, gerando riqueza, e deixem o lixo para os americanenses”, finaliza o parlamentar.
Publicado por: Assessoria de Comunicação