O vereador Joãozinho do Quiosque (PSB) protocolou nesta sexta-feira (8) um projeto de Lei em que autoriza o Poder Executivo a implantar o programa “Jovens da Paz” no município de Americana. De acordo com o parlamentar, o objetivo é oferecer prestar assistência psicossocial aos usuários de substâncias psicoativas e seus familiares.
No projeto, Joãozinho estabelece que a assistência psicológica deverá ser oferecida gratuitamente nos centros comunitários. O Poder Executivo poderá ainda celebrar convênio com instituições de ensino superior para que estudantes possam atuar no auxilio dos profissionais, na forma de estágio e voluntariamente.
“Faz-se necessária a aplicação de um projeto que busque auxiliar as famílias em situação de vulnerabilidade social. Por isto a importância do Programa Jovens da Paz, que busca criar um mecanismo para que os jovens e as famílias que contam com problemas envolvendo substâncias psicotrópicas possam ter apoio”, afirma o vereador na justificativa.
“O trabalho desenvolvido por um profissional da área vem ao encontro de auxiliar as famílias a enfrentarem estes problemas. O profissional, utilizando meios psicológicos, estabelece uma relação profissional com a pessoa que busca ajuda e, assim, consegue trabalhar situações a qual as famílias estão expostas e, com isso, pode evitar que os jovens busquem as drogas psicotrópicas. Além disso, este profissional pode dar um suporte às famílias que contam com dependentes químicos”, acrescenta Joãozinho.
O projeto será encaminhado às comissões pertinentes e, não havendo impedimento legal para sua tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante sessão ordinária.
Maurício Vargas – MTB 46.948/SP
Assessoria de Comunicação