Vereadores propõem instituição da Semana Municipal de Acessibilidade


Os vereadores Celso Zoppi (PT) e Joãozinho do Quiosque (PSB) protocolaram nesta segunda-feira (25) um projeto de Lei em que propõem a instituição da “Semana Municipal de Acessibilidade” em Americana.
De acordo com os parlamentares, o objetivo é celebrar o Dia Mundial de Acessibilidade e promover a conscientização da população sobre as barreiras existentes na sociedade, sejam elas ambientais, sociais ou de comunicação.
No projeto, os vereadores estabelecem que o evento seja realizado de 4 a 10 de dezembro e composto por palestras, exposição de painéis e dinâmicas ministradas por profissionais qualificados, como engenheiros, arquitetos, médicos e pedagogos. A semana deverá ser organizada pela Comissão Permanente de Acessibilidade da secretaria municipal de Planejamento, em conjunto com a Câmara Municipal de Americana.
“Através de palestras e debates, o objetivo é propiciar a inclusão das pessoas com deficiência física, visual auditiva, intelectual e autistas, bem como de idosos que tenham a mobilidade reduzida. A acessibilidade é garantida pela Constituição Federal e pelo Decreto Federal nº 5.296/2004, e por isso os poderes constituídos devem efetivar esse direito através de ações e políticas públicas que eliminem as barreiras existentes”, afirmou Zoppi na justificativa.
“Estou empenhado em defender a acessibilidade, e, dessa forma, conscientizar a população das necessidades existentes para que cada um faça o seu melhor, contribuindo para a inclusão e qualidade de vida das pessoas com deficiência e idosos”, apontou Joãozinho.
O projeto será encaminhado às comissões pertinentes e, não havendo impedimento legal para sua tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante sessão ordinária.
Beatriz Chiarelli
Assessoria de Comunicação