O presidente da Câmara Municipal de Americana, Paulo Chocolate (PSC), e os vereadores Capitão Crivelari (PSD), Dr. Otto Kinsui (PMDB), Dr. Ulisses Silveira (PV), Luiz da Rodaben (PP) e Tonhão do Veteranos (PMDB) participaram no domingo (24) da 4ª Barqueata Pró-Represa, organizada pela secretaria de Meio Ambiente em conjunto com a Associação Barco Escola da Natureza. O passeio pelas águas da Represa do Salto Grande reuniu centenas de pessoas e cerca de 110 embarcações, que partiram da orla da Praia dos Namorados rumo à orla Praia Azul.
O evento, realizado com o objetivo de comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, e conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação e revitalização da Represa do Salto Grande, contou com a presença do secretário de Meio Ambiente, Odair Dias, do deputado estadual Chico Sardelli (PV), do chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Americana, Marcelo Feola; do presidente do Barco Escola e chefe de divisão de Segurança, Meio Ambiente, Saúde, Qualidade e Educação do DAE, Carlos Cesar Zappia, e de representantes da Associação de Moradores do Bairro Praia dos Namorados, da Marinha do Brasil, da Polícia Militar, da Polícia Ambiental e do Grupo de Defesa Ecológica (Grude).
Diversas atividades foram oferecidas ao público no decorrer do evento, como passeios curtos no Barco Escola para quem não tinha embarcação, pula-pula, cama elástica e algodão doce para as crianças, show de pagode com o grupo “Quintal do Thor”, distribuição de mudas e sementes, exposições sustentáveis, participação do Clube do Fusca e sorteio e distribuição de brindes, além do playground existente no local.
“A barqueata foi um sucesso. Senti muito orgulho da Administração da nossa cidade pela realização de um evento que reuniu centenas de pessoas de todos os pontos da cidade. Americana possui lugares lindos, tenho certeza que a represa do Salto Grande se tornará novamente nosso cartão postal”, afirmou Chocolate.
Segundo Dr. Ulisses, a qualidade da água da represa melhorou após o município de Campinas construir a Estação de Tratamento de Esgoto do Ribeirão Anhumas, um dos afluentes do Rio Atibaia. “Nosso trabalho agora se concentra nos efluentes que os demais municípios despejam no Rio Atibaia, sem o devido tratamento. O trabalho está sendo feito em prol da recuperação do reservatório, pois queremos devolver aos americanenses uma água de qualidade, proporcionando a volta da prática de esportes aquáticos, da pesca e do lazer”, destacou.
“Com este evento, chamamos a atenção da população para essa região, alertando sobre a preservação da natureza, o cuidado com a mata ciliar e com a água. Essa é uma região rica para Americana, um local de lazer que precisa ser usufruído pela população. Somo privilegiados e temos o direito e o dever de cuidar dessa riqueza natural”, avaliou Tonhão.
* Com informações da Unidade de Imprensa da Prefeitura Municipal de Americana
Maurício Vargas – MTB 46.948/SP
Foto: Fran de Barros
Assessoria de Comunicação