Crivelari participa do início da 32ª Romaria Americana-Pirapora


Visualize fotos

O vereador Capitão Crivelari (PSD) participou na segunda-feira (25) do início da 32ª Romaria Americana-Pirapora. Movidos pela fé, gratidão e superação pessoal, cerca de 50 fiéis de Americana e região vão percorrer 111 quilômetros rumo ao Santuário de Bom Jesus do Pirapora. Serão quatro dias de caminhada passando por áreas rurais e urbanas das cidades de Monte Mor, Indaiatuba e Cabreúva, além dos vilarejos de Cardeal e Bananal. A chegada em Pirapora está prevista para quinta-feira, dia 28, quando os participantes acompanham uma missa e, em seguida, retornam de ônibus à Americana.
Segundo Crivelari, que participa da peregrinação há 15 anos, a edição de 2013 começou a ser organizada há cinco meses. “Para garantir o conforto dos participantes, fizemos reuniões com autoridades dos municípios por onde a romaria passa e recebi apoios logísticos que serão fundamentais para nos dar força na caminhada”, disse. A partir deste ano a romaria passou a fazer parte do calendário oficial de Americana, após lei de autoria de Crivelari ter incluído o evento no circuito municipal.
De acordo com a programação, os peregrinos percorreram 27 km ainda na segunda-feira, passando a noite no ginásio municipal Durval Gonçalves, em Monte Mor. No trajeto desta terça, os romeiros caminham 37 km com destino à Indaiatuba e, na etapa de quarta-feira, a meta é percorrer 34 km até Bananal. A peregrinação termina na quinta-feira com um circuito de 15 km até Bom Jesus de Pirapora.
História
A Romaria Americana-Pirapora acontece anualmente durante a Semana Santa. A tradição começou em 1981, quando Luiza Padovani organizou com as irmãs uma peregrinação até a cidade de Pirapora em gratidão a uma promessa alcançada. “Começamos em três pessoas e hoje a gente nem acredita que está desse jeito, com tanta gente participando”, relatou.
Dona Luiza esteve presente em todas as edições e em 2013, aos 88 anos, partiu mais uma vez com os romeiros. Segundo ela, embora a idade avançada não permita que todo o trajeto seja percorrido a pé, o significado da romaria para a sua família e a inabalável fé em Deus a motivam para concluir a jornada. “Não é fácil, mas enquanto estiver aqui vou participar, pois minha fé é capaz de me mover”, garantiu.
Maurício Vargas - MTB 46.948/SP
Foto: Gabinete do vereador Capitão Crivelari
Assessoria de Comunicação