O vereador de Americana, Diego De Nadai (PPS), protocolou hoje (17/05) requerimento que propõe a realização de um Fórum de Debates entre representantes dos cinco municípios que compõem o Pólo Têxtil, que além de Americana inclui Santa Bárbara d´Oeste, Sumaré, Hortolândia e Nova Odessa. Segundo o vereador, o principal objetivo da discussão é encontrar meios de inibir o crescente volume de produtos importados de países do oriente no Brasil, especialmente da China.
“A baixa do dólar motivou ainda mais a importação e a conseqüente crise no setor têxtil nacional. Com uma concorrência desleal e o contrabando de produtos industrializados, Americana - que tem o setor têxtil como mola mestra de nossa economia - e todo o país necessitam de intervenção urgente de todos para reverter a situação”, apela o parlamentar.
De acordo com o documento apresentado pelo vereador, a situação pode gerar a falta de perspectivas de crescimento ou de produção no setor, obrigando os empresários a demitirem seus funcionários e muitas vezes fecharem suas portas, podendo ser fatal para a nossa economia. “A intenção é unir esforços, seja das autoridades políticas ou empresariais dos municípios, visando sensibilizar as autoridades estaduais e federais para o problema”, explica De Nadai.
O vereador lembra os protestos realizados pelos sindicatos e funcionários da categoria há 10 anos e a necessidade de um novo posicionamento imediato, para proteção do desenvolvimento das indústrias brasileiras. “É uma questão suprapartidária e espero que toda a sociedade se engaje, já que o emprego e a economia de todos está em jogo”. Os resultados do Fórum darão fundamentação para a elaboração de uma “Carta de Americana”, que deverá ser enviada aos órgãos públicos competentes, exigindo soluções urgentes para o setor.
Publicado por: Assessoria de Comunicação