O vereador Capitão Crivelari (PSD) participou na terça-feira (30) da comemoração de oito anos de funcionamento do NAIA (Núcleo de Atendimento Integrado de Americana). Para marcar a comemoração do aniversário, foi inaugurada oficialmente a biblioteca “Silvia Regina de Barros”.
A cerimônia contou com a presença do diretor da unidade, Flávio Rodrigues Guerra, da secretária de Ação Social, Thalita De Nadai, do Promotor de Infância e Juventude, Rodrigo Augusto de Oliveira, de representantes da Fundação Casa e de entidades ligadas à área social, além dos próprios adolescentes internos e seus familiares.
Em discurso durante a solenidade, o parlamentar parabenizou os trabalhos desenvolvidos pelo núcleo e ressaltou sua posição contrária à redução da maioridade penal. “Nossa cidade é das poucas a ter uma unidade local que dá oportunidade aos adolescentes que erraram a escolherem outro destino. Volto a dizer que somente o cumprimento efetivo das leis pode resolver a questão da criminalidade, independente da idade de quem cometeu delito”, defendeu.
Argumentos semelhantes foram usados pelo promotor Oliveira e pela promotora de Justiça substituta do Meio Ambiente e Urbanismo, Corine Mireille Vincent Nimtz, que demonstraram também discordarem da redução da maioridade penal.
Doação
De acordo com o diretor do NAIA, a biblioteca conta com cerca de 500 títulos diferentes que vão desde livros de poesia, de literatura nacional e internacional, até gibis e periódicos. Segundo Guerra, todo o acervo foi conquistado através de doações feitas por pessoas da sociedade civil, empresas e órgãos públicos.
Para colaborar com a ampliação da biblioteca, Crivelari pretende destinar parte dos livros recolhidos pelo Rotary Club Americana Integração- entidade que preside-, na campanha “Leitura para Todos”. “A melhor forma de ajudar esses adolescentes é promover acesso à educação”, disse. O parlamentar reforçou ainda que pretende concentrar esforços para modernizar o laboratório de informática do núcleo.
O núcleo, que trabalha no atendimento a jovens infratores que estão privados de liberdade de forma provisória, é denominado Comissário Antonio Miletta através de um projeto de Lei de autoria de Crivelari (PSD).
Texto e foto: Gabinete do vereador Capitão Crivelari
Assessoria de Comunicação