Moacir Romero questiona falta de alimentação aos animais do CCZ


Visualize fotos

O vereador Moacir Romero (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que solicita informações do Poder Executivo sobre a falta de alimentação aos animais abrigados no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
No documento, o vereador afirma a ocorrência de denúncia, através de matérias veiculadas pela imprensa local, de que os animais do CCZ estavam com falta de ração, recebendo alimentação incorreta. “Cães estavam sendo alimentados com ração para gatos; galos presos em gaiolas pequenas estavam recebendo ração para cavalos e os cavalos estavam em um espaço sem grama ou feno e se alimentavam apenas de ração”, afirma Moacir.
De acordo com o vereador, a denúncia foi feita por visitantes que presenciaram as ações. “Servidores públicos do local também confirmaram que o motivo da falta de alimentação foi devido a um atraso no pagamento da empresa fornecedora. A troca de alimentos deixa os animais em condições precárias e, segundo visitantes, existem filhotes com sinais evidentes de desnutrição, enquanto galos ficam encurvados dentro das gaiolas. Os recintos estão sujos e funcionários precisam levar comida de casa para alimentar certos filhotes”, relata.
Ainda de acordo com o documento, os servidores que cumpriam jornada de trabalho de cinco horas diárias tiveram que retomar a carga horária em período integral. “Eles vinham cumprindo um decreto municipal de 2012, que reduziu a jornada de trabalho. A retomada da carga horária foi tratada por eles como uma retaliação aos acontecimentos e denúncias”, aponta Moacir.
O parlamentar questiona no requerimento qual providência foi tomada pela Administração Municipal em relação à troca de alimentação dos animais. Pergunta qual é a empresa fornecedora de ração e se existe débito com a mesma. Questiona, também, qual a carga horária dos servidores que trabalham no CCZ.
O requerimento recebeu primeiro pedido de vista e será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante sessão ordinária da próxima quinta-feira (2).
Beatriz Chiarelli
Assessoria de Comunicação