O vereador Reinaldo Bigotex (PC do B) conheceu nesta quarta-feira (15) a estrutura do sistema de transporte público de Campinas, gerenciada pela Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), autarquia da refeitura vinculada à secretaria municipal de Transportes.
O vereador foi recepcionado pelo secretário de Transportes de Campinas, Sérgio Benassi, que também é o presidente da Emdec. Também participaram da reunião diretores da Emdec e o vereador da Câmara Municipal de Campinas, Antônio Flores (PSB).
Durante a reunião, o secretário Sérgio Benassi fez uma explanação sobre o Sistema InterCamp, que é o Sistema de Transporte Público de Campinas, operado por ônibus das empresas concessionárias do transporte coletivo e mini/midiônibus do serviço alternativo, implantado em 2005. “O InterCamp foi criado a partir do desejo da Administração Municipal de tornar o transporte coletivo promotor de mudança radical nas condições de mobilidade e circulação das pessoas, com um serviço de excelência para todos”, afirmou Benassi.
Atualmente, o Sistema InterCamp possui 1.244 veículos. A idade média da frota é de 4,71 anos. O InterCamp registra na catraca a média de 620 mil passageiros por dia, volume que representa aproximadamente 240 mil usuários/dia. Com o Bilhete Único, o usuário do transporte coletivo faz integrações em todo o Sistema InterCamp, pagando uma única tarifa no período de duas horas. “É um mecanismo de inclusão social muito importante”, ressaltou Benassi.
“A experiência de integração do transporte coletivo de Campinas é bem sucedida, por isso pretendemos colher subsídios para apresentar sugestões que possam melhorar o sistema na cidade de Americana”, afirmou o vereador Reinaldo Bigotex. “Vamos propor ao prefeito Diego De Nadai a formalização de um convênio com a Emdec, visando capacitar os servidores da Prefeitura para atuar nas áreas de monitoramento de tráfego e planejamento do transporte coletivo”, completou.
CIMCAMP
O vereador, acompanhado dos diretores da Emdec e do vereador Antônio Flores, também conheceu o funcionamento da CimCamp (Central Integrada de Monitoramento de Campinas), que iniciou suas atividades em julho de 2006 com 17 câmeras. Campinas foi a pioneira na integração dos órgãos do poder público em ações de prevenção, socorro e de segurança pública. Atualmente, a CIMCamp mantém câmeras em prédios públicos como escolas e centros de saúde, assim como em espaços públicos.
De acordo com o presidente da Emdec, o objetivo é ampliar o seu funcionamento para várias aplicações como aumentar a segurança nas ruas, nos bancos, no comércio, nos postos de saúde, nas escolas e nas áreas de risco. A Central é utilizada pelos técnicos de monitoramento de trânsito, Defesa Civil, Samu, Polícia Militar, Guarda Municipal e Polícia Civil.
Participaram da reunião o presidente da Emdec e secretário municipal de Transportes de Campinas, Sérgio Benassi; o vereador e líder do PSB na Câmara de Campinas, Antônio Flores; Marcelo Ferreira da Silva, chefe de gabinete da Emdec; Pedro Meloni de Oliveira, responsável pelo planejamento de transporte coletivo; Edison Cunha, diretor de Operações; Humberto de Alencar, diretor de Desenvolvimento Institucional e Gustavo Cardoso, assessor da diretoria e responsável pelo CimCamp.
Texto e foto: Gabinete do vereador Reinaldo Bigotex
Assessoria de Comunicação