Chiconi e organizadores se reúnem com Prefeito em busca de apoio para realização da Feira de Portadores de Deficiência em Americana


O presidente da Câmara, Reinaldo Chiconi (sem partido), se reuniu na tarde de hoje (06/05) com o prefeito Erich Hetzl Júnior (PDT), juntamente com os organizadores da Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação e Inclusão, realizada há quatro anos na Capital do Estado, para trazê-la para Americana. O grupo solicitou apoio da Prefeitura Municipal quanto à logística para realizar pela primeira vez essa feira em uma cidade do interior. Segundo o diretor do Grupo Cipa, José Roberto Sevieri, que realiza as feiras e congressos voltados aos portadores de deficiência, essa feira é a única realizada na América Latina e a de Americana seria a primeira feira regional dessa natureza.
Também participaram da reunião o diretor da CG-12, editora da Revista Nacional de Reabilitação, Rodrigo Rosso e o curador da Fundação Selma, Luiz Eduardo da Cruz Carvalho, entidade voltada à assistência aos portadores. “O projeto implica em proporcionar o acesso de novas tecnologias e também um espaço cultural e de lazer aos portadores de deficiência e profissionais da saúde, especialmente da medicina de reabilitação, de Americana e toda região”, explicou Chiconi, que esteve na feira de São Paulo no mês passado.
De acordo com os organizadores, o público alvo é composto por pessoas portadoras de deficiências, seus familiares e acompanhantes, além dos profissionais ligados à área da medicina de reabilitação, como médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e psicólogos. “A feira de São Paulo teve um público este ano de quase 23 mil pessoas, que passaram pelos 190 estandes. Além dos estandes de produtos, o evento oferece ainda palestras, apresentações esportivas, musicais, teatro e cursos, como ecoterapia”, complementou Sevieri.
O Prefeito Municipal, também pai de uma portadora de deficiência, se sensibilizou com a proposta e garantiu o apoio da prefeitura. “Eu já havia conversado com o Chiconi e quero ir fundo neste projeto, criando núcleos e espaços voltados aos deficientes. É uma aspiração grande de algumas entidades de Americana”, garantiu o chefe do Executivo, que vem apoiando também a criação da Associação dos Deficientes Físicos de Americana, do qual o vereador Chiconi faz parte.
A Prefeitura Municipal deverá ceder o espaço da Fidam (Feira Industrial de Americana) e apoiar oficialmente a feira, para que os organizadores busquem a ajuda de outras prefeituras e empresas do município e região. A proposta visa transformar Americana em uma sede, atingindo ao público das cidades que estejam há um raio de aproximadamente 100 quilômetros de distância. O público estimado é de 4 mil pessoas. Pelo menos 50 empresas da região e todas as entidades ligadas aos portadores de deficiência deverão ser convidados a participar.




Publicado por: Assessoria de Comunicação