O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Paulo Chocolate (PSC), protocolou nesta terça-feira (14) um requerimento em que solicita informações e providências da secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária, sobre a fiscalização, o recolhimento e esclarecimentos à população quanto a lotes de leite comercializados com suspeita de contaminação.
No documento, o parlamentar relata que foi divulgada neste mês a possível adulteração na composição do leite de marcas comercializadas em cidades de todo o país. “Segundo informações, alguns lotes específicos das marcas Italac, Líder e Mu-mu podem ter sido contaminados com ureia e formol - substância cancerígena - devido à ação de transportadores em busca de lucro fácil. Uma quarta marca, Latvida, teve produção e venda totalmente proibida por falta de condições adequadas na indústria”, afirmou Chocolate.
“Tal fato está preocupando a população por se tratar de uma questão prejudicial à saúde, já que pode causar desconforto abdominal, alergias e vômitos caso a substância seja consumida. Solicitamos que a população seja alertada sobre os perigos à saúde de quem consumir esses produtos”, apontou.
No requerimento, o vereador pergunta se a secretaria de Saúde tomou providências sobre o assunto. Pede que sejam informados os procedimentos que a população deverá adotar com relação à compra dos produtos ou sobre a possível devolução. Questiona, também, quais são os tipos de orientação dados pela secretaria em caso de intoxicação e se os supermercados da cidade foram contatados.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante sessão ordinária de quinta-feira (16).
Assessoria de Comunicação