Prêmio de cidadania “Trote Solidário” é entregue em sessão solene


Visualize fotos

A Câmara Municipal de Americana realizou na sexta-feira (17) sessão solene para entrega do prêmio de cidadania “Trote Solidário”, oferecido anualmente pela casa. O prêmio foi criado por iniciativa do vereador Capitão Crivelari (PSD), através de decreto legislativo. Instituições de ensino superior da cidade se inscreveram e desenvolveram projetos sociais que envolvem a organização de recepções aos calouros, estimulando o exercício da cidadania, a preservação ambiental e a participação comunitária.
A faculdade vendedora foi o Centro Universitário Unisal, pela realização da campanha “Adote uma entidade.” Calouros e veteranos, formados em equipes e com auxílio dos professores, montaram projetos de ações sociais e implementaram em instituições beneficentes. Até 2012, as ações sociais dos alunos de cada curso beneficiavam uma única instituição. Neste ano, cada curso ficou responsável por adotar uma instituição, beneficiando ao todo 15 entidades diferentes.
A solenidade aconteceu no Campus Maria Auxiliadora do Unisal e contou com a participação do presidente da Câmara, Paulo Chocolate (PSC), do vereador Capitão Crivelari, do diretor de operações do Unisal Americana, professor Anderson Luiz Barbosa, da coordenadora do curso de pedagogia do Unisal Americana, professora Regiane Rossi Hilkner e da coordenadora do centro de extensão do Unisal Americana, Vaníria Felippe Tozatto, além de alunos da instituição.
Em seu discurso, Crivelari ressaltou que o título, instituído em 2009, é uma forma de valorizar o centro acadêmico que recebe os estudantes com ações que estimulem o exercício da cidadania e da participação comunitária. “Lembro-me de que, quando cheguei à cidade, a tradição era realizar brincadeiras nada saudáveis entre alunos calouros e veteranos. A ideia desse prêmio é, justamente, promover uma mudança nessa cultura e inverter a lógica da violência banal dos trotes em trabalhos a favor do bem comum”, afirmou.
Segundo o diretor de operações do Unisal, Anderson Luiz Barbosa, para a edição de 2013, a faculdade inovou ao multiplicar o número de entidades beneficiadas com a campanha. “Assumimos o desafio de ampliar nossa campanha e, ao invés de concentrar nossos esforços e trabalhos para colaborar com apenas uma, conseguimos contribuir com 15 delas. Ter a honra de receber esse prêmio é uma forma de reafirmar nossa vocação salesiana”, disse.
Prêmio
O Prêmio de Cidadania “Trote Solidário” foi criado por meio do projeto de Decreto Legislativo nº. 7/2009, de autoria do vereador Capitão Crivelari aprovado em março de 2009. “O objetivo é reduzir cada vez mais a violência aos alunos ingressantes e estimular a cidadania”, explicou Crivelari.
O prêmio é concedido aos cursos de nível superior e aos Centros Acadêmicos das Faculdades e Universidades de Americana que se destacarem na organização de recepções aos calouros, estimulando o exercício da cidadania, a preservação ambiental e a participação comunitária.
Texto e foto: Maurício Vargas – MTB 46.948/SP
Assessoria de Comunicação