Câmara entrega título de cidadania em sessão solene nesta sexta-feira


A Câmara Municipal de Americana realiza nesta sexta-feira (26) sessão solene para entrega de título de cidadão americanense ao senhor Edson Alves Milan, pelos relevantes serviços prestados ao município. A homenagem foi motivada por projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Odair Dias (PV), atualmente licenciado ocupando o cargo de secretário de Meio Ambiente. A solenidade acontece no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, a partir das 19h30, e é aberta ao público. A TV Câmara transmite ao vivo, pelos canais 4 da NET Digital e 96 da NET convencional.
Edson Alves Milan
Edson Alves Milan nasceu em 16 de Março de 1950, na cidade de Santo Anastácio, extremo Oeste do Estado de São Paulo. Lá cursou o primário na escola Estadual Enrico Bertoni, e após o horário escolar, trabalhava na roça com sua mãe para ajudar no sustento da família.
Quinto filho de seis irmãos passava muitas dificuldades em virtude da falta de serviço na região. Em 1964, aos 14 anos, já mostrava seu espírito empreendedor indo embora sozinho para a cidade de Limeira, em cima de um caminhão de mudança de um vizinho.
Em Limeira começou a trabalhar na fábrica de carrinhos para bebês de “Antonio Rossi” e em pouco tempo arranjou trabalho, trazendo toda sua família para a cidade. Aos 16 anos se transferiu para a fundição da indústria “Emanoel Rocco” em busca de melhores salários, e ali ficou por 4 anos, quando se transferiu para a empresa de “Enxovais Eduardo” como chefe de equipe de vendas e cobranças. Trabalhava por todo o interior do Estado de São Paulo, até que na cidade de Lins conheceu Maria Cecília Teixeira. Namoraram e se casaram em 1971. Desta união, nasceram três filhos: Arlindo, Aline e Àdrian, e quatro netos, Douglas, João Vitor, Taylor e Stacey.
Em 1.974 a Indústria Goodyear estava construindo uma fábrica de pneus na cidade de Americana e recrutando funcionários. Edson Milan resolveu então se submeter aos testes e foi aprovado para o cargo de Supervisor de Produção. Vinha de Limeira a Americana na segunda feira, onde ficava até sexta feira, e por medida de economia dormia no carro, que ficava estacionado no pátio do posto Rio Branco, em frente à Fidam. Em 1975, mudou-se definitivamente para Americana, indo morar no bairro Jardim Ipiranga.
Trabalhou por 16 anos na Goodyear, de 1974 a 1990, passando por diversos cargos. Depois resolveu tentar outros rumos, montando sua primeira empresa a “Tend Tudo, produtos alimentícios”. A empresa quase quebrou com o plano Collor, mas Edson mudou o ramo de atuação e passou a prestar serviços terceirizados nas indústrias da região com a “EMONTEC AMERICANA INDUSTRIAL”, aumentando o quadro de funcionários, de 17 para 30.
Nesta época, já vinha desenvolvendo muitos trabalhos políticos e sociais. Em 1981, ajudou a fundar o primeiro núcleo do CVV (Centro de Valorização da Vida) de Americana, onde deu plantões semanais até o ano de 1984. Em 1982, foi um dos fundadores do Grupo de Escoteiros Nambikwara, onde por 16 anos permaneceu oferecendo instruções às crianças e cursos aos adultos.
Ainda em 1982, teve início sua trajetória na política, participando da formação do PSDB em Americana. Em 1990, aceitou o convite para trabalhar com o Deputado Chico Sardelli, com quem permanece até hoje. Participou diretamente de seis eleições municipais e atualmente, é o Presidente Regional do PV, sendo o responsável por 34 cidades.
Em 2009, retomou os estudos e em 2012, aos 62 anos de idade, graduou-se em “Processos Gerenciais”.
Homenagens
O título de Cidadão Americanense é entregue às pessoas nascidas em outras cidades e o de Cidadão Emérito é conferido àquelas nascidas no município. Em ambos os casos, os homenageados são pessoas que prestaram serviços públicos relevantes à cidade.
Assessoria de Comunicação