Alunos da EE Prof. Jonas Corrêa de Arruda Filho participam de sessão simulada do projeto “Câmara Jovem”


Visualize fotos

Cinquenta e sete alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental da EE Prof. Jonas Corrêa de Arruda Filho, do bairro Vila Margarida, participaram nesta terça-feira (16) no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo de sessões simuladas do projeto educacional “Câmara Jovem”, da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos apresentaram projetos, moções e indicações e elegeram os vereadores para a sessão simulada. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram temas escolhidos em sala.
No período da manhã, a mesa diretora foi composta por Isabele de Albuquerque de Souza (presidente), Vitória Coli Pelogia (primeira secretária) e Leonardo Vinícius Fernandes Freitas (segundo secretário). À tarde, dirigiram a sessão Sara Beatriz Braga Luciano Massucat (presidente), Roberta Rodrigues da Silva (primeira secretária) e Agatha Bertie Bolandim (segunda secretária). Foram discutidos cinco projetos de leis, três requerimentos e uma moção.
O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Paulo Chocolate (PSC), acompanhou a sessão e utilizou a palavra para agradecer a participação da escola e entregar o certificado de participação aos vereadores mirins.
Projetos
Cinco projetos de lei foram aprovados pelos vereadores mirins:
- Cria a campanha “Trânsito + Gentil” no município de Americana;
- Institui o “quintal ecológico” no município de Americana;
- Regulamenta a economia de água no município de Americana;
- Trata do problema dos animais abandonados e sujeitos aos maus tratos pelos seus proprietários;
- Torna obrigatória a coleta seletiva de materiais nas escolas do município;
Requerimentos
Três requerimentos foram discutidos e aprovados:
- Solicita informações do senhor prefeito de Americana sobre o trânsito da Rua Vécio José Alves;
- Solicita informações do senhor prefeito de Americana sobre a fiscalização das queimadas nos quintais e terrenos baldios e sobre o acúmulo de lixo nas calçadas;
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional em que os alunos atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Assessoria de Comunicação