Capitão PM Anderson Teixeira da Silva recebe título de cidadão americanense em sessão solene


Visualize fotos

A Câmara Municipal de Americana realizou na segunda-feira (26) sessão solene de entrega de título de cidadão americanense ao senhor capitão PM Anderson Teixeira da Silva, comandante do Corpo de Bombeiros de Americana, pelos relevantes serviços prestados ao município. A homenagem foi motivada pelo projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Luiz da Rodaben (PP).
Participaram da solenidade o autor da homenagem, vereador Luiz da Rodaben, os vereadores Adelino Leal (PT), Capitão Crivelari (PSD), Eduardo da Farmácia (PSDB), Thiago Brochi (PSDB) e Tonhão do Veteranos (PMDB), o secretário municipal de Governo Douglas Trindade, representando o prefeito de Americana Diego de Nadai, o deputado estadual Alexandre da Farmácia (PP), o comandante do 7º Grupamento de Bombeiros de Campinas, tenente-coronel PM Flávio José Bianchini e o diretor da Guarda Municipal de Nova Odessa, Robson Fontes Paulo, além de convidados e familiares do homenageado.
Durante o uso da palavra, Luiz da Rodaben enalteceu a história de vida e o trabalho desenvolvido pelo homenageado. “Conheço o capitão Teixeira desde que chegou a Americana, e ele tem exercido seu trabalho sem medir esforços, se doando além da sua obrigação profissional, colocando sua vida à disposição da sociedade. Ele é um exemplo de caráter a ser seguido, e esta homenagem é o mínimo que Americana poderia fazer para retribuir em resposta ao seu trabalho e sua dedicação”, disse o parlamentar.
“É uma honra de estar presidindo esta sessão, por ter trabalhado com o capitão Teixeira e tê-lo recebido quando chegou à cidade. Ele veio com sangue novo, dando toda aquela vitalidade, ajudando a combater o crime em Americana. Tenha certeza que muito dos excelentes níveis de segurança que a nossa cidade apresenta são graças ao seu trabalho”, afirmou o vereador Capitão Crivelari, que presidiu a sessão.
O homenageado dividiu o merecimento do título com os demais oficiais do Corpo de Bombeiros que atuam em Americana. “Agradeço aos valentes cabos e soldados do Corpo de Bombeiros de Americana. O compromisso que vocês têm com o trabalho, a dedicação que vocês têm em tudo o que fazem é ímpar, invejável. Por todos os lugares em que passei, nunca tive uma equipe de trabalho como vocês. Eu estou apenas representando vocês, que merecem este título muito mais do que eu”, discursou.
Anderson Teixeira da Silva
O capitão PM Anderson Teixeira da Silva, filho de Neusa Regina Magalhães da Silva e Francisco Teixeira da Silva, nasceu no dia 03 de dezembro de 1976 na cidade de Corumbataí, no Estado de São Paulo. Aos seis meses de idade mudou-se para Rio Claro. Aos 15 anos, ingressou no Colégio Técnico SENAI da cidade de São Paulo, onde se formou como técnico em eletrônica.
No ano de 1996 iniciou sua carreira militar na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, obtendo formação de Aspirante a Oficial em dezembro de 1999. Foi então designado para o 16º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano, como Comandante de Força Tática e Comandante de Força Patrulha.
Em fevereiro de 2001 se mudou para Americana, para atuar no 19º Batalhão de Polícia Militar do Interior. Concluiu o curso de bombeiros para oficiais na Escola Superior de Bombeiros em 2006, classificando-se em maio de 2007 para Comandante do Posto de Bombeiros da cidade.
Bacharel em Ciências de Segurança Pública, recebeu as medalhas “Valor Militar Grau Bronze” – conferida pelo Comandante Geral da Polícia Militar após aprovação no Tribunal de Justiça Militar; Medalha Mérito e Dedicação – pela APMBB; medalha Centenário, pelo 7º Grupamento de Bombeiros; e Láurea de Mérito Pessoal em 5º, 4º, 3º e 2º graus;
O capitão PM Teixeira é solteiro, e pai de Thaís de Melo Teixeira, de 11 anos. Apreciador de motocicletas e de atividades físicas como corrida, natação e ciclismo, vem desenvolvendo um trabalho de destaque no município, deixando marcas de superação, foco e altruísmo. A missão de vida do capitão PM Teixeira é o amor fraternal e a dedicação ao próximo, o que vem solidariamente concretizando ao longo de sua carreira militar.
Foi promovido de tenente PM à patente de capitão PM na semana passada.
Homenagens
O título de cidadão americanense é entregue às pessoas nascidas em outras cidades e o de cidadão emérito é conferido àquelas nascidas no município. Em ambos os casos, os homenageados são pessoas que prestaram serviços públicos relevantes à cidade.
Maurício Vargas – MTB 46.948/SP
Assessoria de Comunicação