O vereador Celso Zoppi (PT) protocolou nesta terça-feira (3) um requerimento em que solicita informações e providências da Administração quanto ao estado de abandono do Observatório Municipal de Americana.
De acordo com o parlamentar, diversas pessoas o procuraram em seu gabinete reclamando da situação do local. “As reclamações são pertinentes à degradação do prédio e dos equipamentos. Informam que há tempos o prédio não recebe manutenções contemplando pinturas de paredes e ferragens e, também, conserto ou substituição de materiais danificados e/ou sem condições de uso. Informam também da escuridão no acesso às instalações, pois as visitas ocorrem, logicamente, à noite. Sendo assim, é necessária a instalação de mais postes de luz no acesso”, afirma Zoppi no documento.
“Sabemos que nosso observatório, fundado em 1985, já foi referência na região em observação e estudo do cosmos. Porém, hoje encontra-se preterido pela atual administração. Através dos meios de comunicação, diversas matérias também já apontaram o péssimo estado daquele local público”, acrescenta o parlamentar.
Zoppi relata ter recebido informações de que existe um projeto contemplando reformas e melhorias para o observatório. “Sendo assim, a fim de que possamos dar aos munícipes os esclarecimentos solicitados, necessitamos de informações referentes ao trâmite do projeto em questão”, conclui.
No requerimento, Zoppi questiona se procede a informação a respeito do projeto de reforma do observatório. Em caso de resposta positiva, questiona, ainda, se o projeto já foi enviado a algum órgão federal ou estadual para obtenção de verba. Pergunta também qual a estimativa para que sejam iniciadas as obras, e se é possível realizar uma manutenção emergencial, com pintura de paredes e ferragens e melhoria na iluminação de acesso. Finalmente, requer que seja incluída no orçamento municipal de 2014 uma dotação para a reforma do observatório.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária de quinta-feira (5).
Maurício Vargas – MTB 46.948/SP
Assessoria de Comunicação