Alunos do Centro Educacional SESI 101 participam de sessão simulada do projeto “Câmara Jovem”


Visualize fotos

Sessenta e três alunos do quinto ano do Centro Educacional SESI 101, localizado no bairro Parque Universitário, participaram nesta terça-feira (10) no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem”, da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos apresentaram projetos, moções e indicações e elegeram os vereadores para a sessão simulada. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram temas escolhidos em sala. A mesa diretora foi composta por Leonardo Darim (presidente), Beatriz Vilalon (primeira secretária) e Raphaela Machado (segunda secretária). Foram discutidos três projetos de lei, um projeto de emenda à Lei Orgânica do Município, quatro requerimentos e uma moção.
O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Paulo Chocolate (PSC), e os vereadores Celso Zoppi (PT), Moacir Romero (PT), Joãozinho do Quiosque (PSB) e Thiago Brochi (PSDB) estiveram presentes para entregar os certificados de participação e acompanhar o andamento da sessão.
Chocolate utilizou a palavra para elogiar a participação e o desempenho dos alunos. “Este projeto visa favorecer a educação e promover a cidadania. Estamos analisando todas as proposituras apresentadas, e transformaremos as suas reivindicações da sessão simulada em realidade”, discursou.
Projetos
Um projeto de emenda à LOM e três projetos de lei foram aprovados pelos vereadores mirins:
- Implanta a disciplina de Educação Financeira nas escolas municipais do munícipio de Americana;
- Autoriza o Poder Executivo a instalar semáforos equipados com temporizadores no município;
- Autoriza o Poder Executivo a criar ciclovias em locais que especifica;
- Autoriza o Poder Executivo a instituir o projeto Remédio em Casa;
Requerimentos
Quatro requerimentos foram discutidos e aprovados:
- Solicita informações do Poder Executivo sobre o horário dos ônibus que servem as linhas do bairro Parque Universitário;
- Solicita informações sobre a restauração dos pontos turísticos de Americana;
- Requer informações sobre cuidados com animais abandonados;
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional no qual seus participantes atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Texto e foto: Beatriz Chiarelli
Assessoria de Comunicação