Quarenta alunos da nona série da Escola Estadual Professora Maria José de Mattos Gobbo, da Vila Dainese, participaram nesta quarta-feira (18) no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem”, da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos apresentaram projetos, moções e indicações e elegeram os vereadores para a sessão simulada. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram temas escolhidos em sala. A mesa diretora foi composta por Júlia Gentil (presidente), Lorena Silone (primeira secretária) e Leonardo Ribeiro (segundo secretário). Foram discutidos quatro projetos de lei, três requerimentos e duas moções.
Os vereadores Pedro Peol (PV) e Thiago Brochi (PSDB) acompanharam a sessão simulada e entregaram os certificados de participação aos vereadores mirins. “Continuem participado, se informando e cobrando. As portas da Câmara estão sempre abertas a vocês”, disse Peol. “A juventude tem uma força que vocês não fazem ideia. Por isso cobrem, acreditem e se organizem, que vocês podem mudar o rumo da sociedade”, afirmou Brochi.
Projetos
Quatro projetos de lei foram aprovados pelos vereadores mirins:
- Autoriza o Poder Executivo a adquirir e manter um ônibus para transporte escolar em apoio ao desenvolvimento de projetos pedagógicos que exijam a saúda dos alunos da escola;
- Cria clínica veterinária para assistência gratuita aos animais domésticos;
- Estabelece as normas básicas do programa da merenda escolar do município de Americana;
- Autoriza o Poder Executivo a construir o centro comunitário e de lazer nas imediações da Vila Amorim, Jardim Adélia e Santa Rosa com quadra de esportes, piscina e atividades culturais;
Requerimentos
Três requerimentos foram discutidos e aprovados:
- Requer informações sobre o uso das verbas municipais referentes ao repasse de 50% do IPVA estadual;
- Solicita informações do sobre a remodelação do campinho de futebol da Rua Parnaíba, no Jardim São Roque;
- Solicita informações sobre as funções e o uso de armas pelos policiais da GAMA;
Moções
Duas moções foram discutidas e aprovadas:
- Moção de repúdio ao atendimento dos hospitais públicos;
- Moção de repúdio ao transporte público de Americana;
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional no qual seus participantes atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Texto e foto: Maurício Vargas – MTB 46.948/SP
Assessoria de Comunicação