Trinta alunos do nono ano do Ensino Fundamental da EE Profª Antonieta Ghizini Lenhare, do Jardim Brasília, participaram nesta sexta-feira (27) no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem”, da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos apresentaram projetos, moções e indicações e elegeram os vereadores para a sessão simulada. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram temas escolhidos em sala. A mesa diretora foi composta por Isabela Barros (presidente), Ingrid Alves da Cruz (primeira secretária) e Giovana Calgaro (segunda secretária). Foram discutidos três projetos de lei, dois requerimentos, duas moções e uma indicação.
O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Paulo Chocolate (PSC), e o vereador Dr. Ulisses Silveira (PV) acompanharam a sessão simulada e entregaram os certificados de participação aos vereadores mirins.
Projetos
Três projetos de lei foram aprovados pelos vereadores mirins:
- Torna obrigatório o passe livre aos estudantes das escolas públicas de Americana;
- Autoriza o Poder Executivo a instalar barracas para comercialização de frutas em ruas da cidade;
- Proíbe o descarte de panfletos eleitorais nas vias públicas do município.
Requerimentos
Dois requerimentos foram discutidos e aprovados por unanimidade:
- Requer informações sobre a situação dos postes elétricos no bairro Jardim Brasília;
- Solicita informações e providências sobre o recapeamento das ruas do bairro Jardim Brasília.
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional no qual seus participantes atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Texto e foto: Beatriz Chiarelli
Assessoria de Comunicação