Presidentes das Câmaras da RMC lançam campanha do desarmamento e discutem os projetos Disque-Denúncia e Fecha-Bar


O Parlamento Metropolitano, formado pelos presidentes das 19 Câmaras Municipais da Região Metropolitana de Campinas (RMC) lançaram na manhã de hoje (20/05), durante reunião extraordinária realizada na Câmara de Campinas, a campanha “Desarme-se”, que deverá ter o apoio do Legislativo e órgãos de imprensa das cidades envolvidas. O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Reinaldo Chiconi (sem partido), participou da discussão e trouxe o material publicitário - produzido gratuitamente por uma agência de Campinas - para ser divulgado em Americana.
Uma minuta de Projeto de Lei a respeito da obrigatoriedade da regionalização e divulgação do Serviço “Disque-Denúncia” (DD) nos transportes coletivos, em parceria entre o Poder Público e iniciativa privada, também foi analisada e discutida pelos parlamentares. Chiconi deverá agendar uma reunião com o coordenador do Serviço DD, Zeca Borges, criado há três anos pela ONG MVM (Movimento Vida Melhor), através de convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado e com base em Campinas, para colher informações antes de propor a Lei em Americana.
O terceiro assunto que motivou a reunião extraordinária no plenário do Legislativo da principal cidade da RMC foi a Operação Fecha-Bar, ligada diretamente à questão da Segurança Pública. Segundo os parlamentares, cada município deve considerar a sua realidade, mas não se deve abrir exceções, com “alvarás especiais” para evitar problemas e pressões por parte dos estabelecimentos comerciais quanto à fiscalização da Prefeitura. “Em Americana já temos a minuta também deste Projeto de Lei e irei propor um debate na Câmara com todas as entidades e conselhos envolvidos, juntamente com os parlamentares de outras cidades, para discutirmos o assunto”, expôs o presidente da Câmara de Americana.
Chiconi deverá agendar uma reunião com o Prefeito Municipal Erich Hetzl Júnior (PDT) ou seu representante, para solicitar o apoio da administração na divulgação da campanha do desarmamento. “Queremos colocar cartazes e nos posicionarmos nas escolas e outros espaços públicos”, complementou.
A próxima reunião ordinária do Parlamento Metropolitano será na próxima sexta-feira (03/06), na Câmara de Valinhos e o assunto será “Lixo e Aterro Sanitário”.




Publicado por: Assessoria de Comunicação