O vereador Moacir Romero (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que solicita informações do Poder Executivo sobre os depósitos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) dos servidores públicos municipais.
No documento, Romero afirma ter sido procurado por servidores que relataram problemas referentes aos descontos do FGTS. “Eles afirmaram que estavam sendo descontados dos seus vencimentos os valores para depósito, mas que os mesmos não estavam sendo repassados. Considerando que essa prática, se confirmada, trata-se de apropriação indébita e, portanto é gravíssima, solicitamos informações precisas e importantes para que se possa tomar alguma providência para corrigir o problema”, disse.
O parlamentar cita no requerimento a implantação do Ameriprev (Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Americana). “Ele surgiu como uma alternativa de previdência própria para os servidores públicos - com adesão de apenas 50% do funcionalismo. Porém, foi alvo de várias denúncias e falta de transparência”, aponta.
O parlamentar pergunta à Administração Pública se existe atraso nos repasses para as contas do FGTS. Em caso positivo, questiona o motivo do atraso e qual o valor total do repasse que não foi realizado. Moacir pede também que seja enviado o relatório completo dos depósitos realizados nos últimos seis meses, especificando individualmente por servidor. O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária de quinta-feira (3).
Beatriz Chiarelli
Assessoria de Comunicação