Acontece amanhã (03/08) a primeira das nove audiências públicas sobre transporte coletivo a serem realizadas pela Comissão Permanente de Obras, Serviços Públicos, Atividades Privadas, Meio Ambiente, Transporte e Comunicação da Câmara de Americana. A reunião, que espera atrair a participação de grande parte da população das diferentes regiões da cidade, será no Ciep São Jerônimo e terá início às 19 horas. As Associações de Moradores dos Bairros, entidades ligadas às minorias sociais e os sindicatos da categoria se comprometeram, durante reunião na noite de ontem (01/08) na sede da Câmara, a ajudar na mobilização da comunidade para uma discussão ampla.
Os representantes das entidades, associações e dos funcionários do transporte coletivo, por meio dos sindicatos da categoria, expuseram aos vereadores que compõem a Comissão, Lurdinha Ginetti (PDT), Jonas Santarosa (PT) e Paulo Chocolate (PFL), ao vereador Marco Antonio Alves Jorge, o Kim (PDT), ao secretário de Transporte e Sistema Viário Municipal, João Batista Biagioni, ao diretor de transporte Edson da Silva Pereira Barreto e demais presentes, sobre as dificuldades e medos dos motoristas e cobradores.
No encontro, Lurdinha, que é presidente da Comissão, apelou pela união de todos para que se chegue a um sistema que contemple as necessidades da empresa, prefeitura, trabalhadores da categoria e especialmente dos usuários. “Apesar do transporte coletivo ser administrado por empresas privadas, é um serviço público. Temos que discutir e lutar para que todos os anseios sejam contemplados e isso pode ser feito por meio de emendas feitas pelo Legislativo ao Projeto de Lei do Executivo, protocolado no mês passado nesta Casa”, explicou a vereadora.
O vereador Santarosa, também membro da Comissão, bem como o vereador Davi Ramos (PCdoB), lembraram que o modelo adotado permanecerá por 15 anos na cidade, podendo ser prorrogado, portanto, agora é o momento de discutir todos os detalhes e garantir os direitos dos usuários e trabalhadores. “Queremos ouvir toda a população e os envolvidos antes de fechar o projeto. Essa abertura está sendo dada por nós da Câmara e acompanhada pelos representantes do Prefeito”, complementou Santarosa.
De acordo com o secretário de Transportes, Biagioni, Americana possui hoje, pelas duas empresas permissionárias, uma frota de 109 mil ônibus, sendo apenas 98 efetivamente em operação, uitilizada por apenas 40 mil habitantes diariamente, dos 190 mil residentes na cidade. Já a frota de veículos de passeio é de 102 mil, sendo 98 mil carros e 14 mil motocicletas. Com o aumento anual de 6,8% ao ano - considerado acima da média normal -, a estimativa é de que em 2010 a frota de carros chegue a 140 mil e em 2015 em 190 mil. “Algumas medidas são necessárias para evitar o trânsito caótico, como a proibição de estacionar nas grandes avenidas, mas o investimento no transporte público pode culminar
Problemas relacionados à possível instalação de catraca eletrônica, microônibus, pontos para deficientes físicos, gratuidade de passagens por meio de passe livre, falta de estrutura para os funcionários da categoria e valor das tarifas são alguns dos problemas apontados durante a primeira reunião com os representantes dos funcionários e associações de bairros. “O objetivo de um modelo ideal de serviço é o usuário chegar mais próximo do seu destino a um custo menor”, concluiu o secretário.
Publicado por: Assessoria de Comuincação