Cinquenta alunos do sexto ano do Ensino Fundamental do CIEP Profº Oniva de Moura Brizola, do bairro Antonio Zanaga, participaram nesta quarta-feira (9) no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem”, da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos apresentaram projetos, moções e indicações e elegeram os vereadores para a sessão simulada. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram temas escolhidos em sala. A mesa diretora foi composta por Luana dos Santos (presidente), Leticia Rebeca Maia Pungillo (primeira secretária) e Juliana Pereira de Freitas (segunda secretária). Foram discutidos quatro projetos de lei e três requerimentos.
O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Paulo Chocolate (PSC), o secretário de Educação Luciano Corrêa e os vereadores Moacir Romero (PT), Pedro Peol (PV) e Thiago Brochi (PSDB) acompanharam a sessão simulada e entregaram os certificados de participação aos vereadores mirins.
Projetos
Quatro projetos de lei foram aprovados pelos vereadores mirins:
- Regulamenta os tipos alimentos distribuídos na merenda escolar das escolas do município;
- Autoriza o Poder Executivo a revitalizar os sinais de trânsito no bairro Antonio Zanaga;
- Autoriza a prefeitura a construir mais salas de aula nos CIEPs;
- Dispõe sobre a implantação de ciclofaixas e ciclovias na região do bairro Antonio Zanaga;
Requerimentos
Três requerimentos foram discutidos e aprovados:
- Solicita informações sobre o acesso de cadeirantes a estabelecimentos públicos e comércio;
- Solicita informações sobre a reconstrução de ponte na Estrada Ivo Macris, que liga Americana a Paulínia;
- Solicita informações ao Prefeito Municipal sobre a situação da saúde pública no município;
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional no qual seus participantes atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Texto e foto: Beatriz Chiarelli
Assessoria de Comunicação