O vereador Marco Antonio Alves Jorge, o Kim (PDT), ministrou palestra na terça-feira (15/) no curso “Conferência e Debate sobre Gestão Integrada em Habitação de Interesse Social”, realizado pelo Instituto Ambiente Total no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”, em Araras.
Em sua apresentação o parlamentar de Americana, que atua na área de habitação de interesse social há 33 anos como arquiteto da Prefeitura e vereador da cidade, mostrou as experiências bem sucedidas e as dificuldades enfrentadas na implantação dos projetos habitacionais da cidade.
“Nós enfrentamos vários problemas na execução dos projetos em Americana, pois cada administrador pensava moradia social de uma maneira. Com a criação do programa 'Minha Casa, Minha Vida' avançamos bastante, no entanto, o que precisamos é de uma política pública de estado, com investimentos permanentes para o setor”, comentou.
“Na medida em que existir um modelo nacional legalmente instituído, os gestores poderão se alternar que não perderemos o foco, que é construir moradia para quem mais precisa”, concluiu Kim.
O evento
O evento, voltado para militantes de movimentos sociais do setor habitacional, profissionais e estudantes, teve como objetivo integrar os diversos setores direta e indiretamente envolvidos com a política habitacional. Segundo os organizadores, a atividade pretende despertar, de forma reflexiva, a importância do papel de cada setor na formulação de um modelo de projeto de habitação de interesse social que cumpra com o objetivo socioambiental de inclusão e a construção de uma cidade sustentável para todos.
O debate foi focado em três eixos: Os programas “Minha Casa, Minha Vida” e “Minha Casa, Minha Vida - Entidades”; Apresentação de projetos, trabalhos e ações sobre a participação dos órgãos públicos, empresas privadas e da sociedade civil na produção, gestão e controle social da Habitação de Interesse Social; e gestão integrada e arranjos produtivos locais para a produção de Habitação de Interesse Social Sustentável.
Texto e foto: Assessoria do vereador Kim
Assessoria de Comunicação