Sessenta alunos do nono ano do Ensino Fundamental da EE Profª Risoleta Lopes Aranha, do bairro São Domingos, participaram nesta segunda-feira (21) no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem”, da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos apresentaram projetos, moções e indicações e elegeram os vereadores para a sessão simulada. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram temas escolhidos em sala. A mesa diretora foi composta por Laura Aielo (presidente), Isabella Pereira (primeira secretária) e Rafael Aparício (segundo secretário). Foram discutidos cinco projetos de lei, dois requerimentos e uma moção.
O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Paulo Chocolate (PSC), e os vereadores Moacir Romeiro (PT) e Thiago Brochi (PSDB) estiveram presentes e acompanharam o andamento da sessão simulada.
Chocolate utilizou a palavra para parabenizar a qualidade dos debates. “Através do Câmara Jovem vocês analisam os problemas da cidade e do bairro em que residem, e podem discuti-los de forma democrática. Analisaremos as proposituras debatidas aqui e as transformaremos em pedidos que serão protocolados nesta Casa”, afirmou.
Projetos
Cinco projetos de lei foram aprovados pelos vereadores mirins:
- Cria o programa de rodízio municipal de automóveis no município;
- Autoriza a Poder Executivo a firmar convênio junto às faculdades da cidade para fornecer estágio aos alunos do curso de Educação Física;
- Dispõe sobre a criação do Sistema Cicloviário de Americana;
- Dispõe sobre o uso de energia solar para o aquecimento da água;
- Cria o projeto “Caminhão da Cultura” nos bairros de Americana;
Requerimentos
Dois requerimentos foram discutidos e aprovados:
- Solicita informações do Poder Executivo sobre a instalação de bibliotecas comunitárias em bairros da cidade;
- Requer informações sobre a limpeza dos córregos e ribeirões de Americana;
Moção
- Moção de repúdio ao atendimento nos postos de saúde.
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional no qual seus participantes atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Texto e foto: Beatriz Chiarelli
Assessoria de Comunicação