Alunos da EE Profª Risoleta Lopes Aranha participam de sessão simulada do projeto “Câmara Jovem”


Visualize fotos

Sessenta alunos do nono ano do Ensino Fundamental da EE Profª Risoleta Lopes Aranha, do bairro São Domingos, participaram nesta segunda-feira (21) no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem”, da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos apresentaram projetos, moções e indicações e elegeram os vereadores para a sessão simulada. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram temas escolhidos em sala. A mesa diretora foi composta por Laura Aielo (presidente), Isabella Pereira (primeira secretária) e Rafael Aparício (segundo secretário). Foram discutidos cinco projetos de lei, dois requerimentos e uma moção.
O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Paulo Chocolate (PSC), e os vereadores Moacir Romeiro (PT) e Thiago Brochi (PSDB) estiveram presentes e acompanharam o andamento da sessão simulada.
Chocolate utilizou a palavra para parabenizar a qualidade dos debates. “Através do Câmara Jovem vocês analisam os problemas da cidade e do bairro em que residem, e podem discuti-los de forma democrática. Analisaremos as proposituras debatidas aqui e as transformaremos em pedidos que serão protocolados nesta Casa”, afirmou.
Projetos
Cinco projetos de lei foram aprovados pelos vereadores mirins:
- Cria o programa de rodízio municipal de automóveis no município;
- Autoriza a Poder Executivo a firmar convênio junto às faculdades da cidade para fornecer estágio aos alunos do curso de Educação Física;
- Dispõe sobre a criação do Sistema Cicloviário de Americana;
- Dispõe sobre o uso de energia solar para o aquecimento da água;
- Cria o projeto “Caminhão da Cultura” nos bairros de Americana;
Requerimentos
Dois requerimentos foram discutidos e aprovados:
- Solicita informações do Poder Executivo sobre a instalação de bibliotecas comunitárias em bairros da cidade;
- Requer informações sobre a limpeza dos córregos e ribeirões de Americana;
Moção
- Moção de repúdio ao atendimento nos postos de saúde.
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional no qual seus participantes atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Texto e foto: Beatriz Chiarelli
Assessoria de Comunicação